Data: 02/06/2020 10:19 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires reduz acidentes de trânsito durante quarentena

Dados do Governo do Estado indicam queda de 44% de ocorrências de 24 de março a 30 de abril, no comparativo com ano anterior


 Ação Maio Amarelo
Ação Maio Amarelo

Crédito: João Damásio

Ribeirão Pires registrou, desde o iniciou do isolamento social, a partir de 22 de março, queda de acidentes de trânsito nas vias municipais, de acordo com o Infosiga, banco de dados do programa estadual Respeito à Vida. A redução se deu de 24 de março a 30 de abril de 2020, no comparativo com o mesmo período de 2019: o número de ocorrências caiu de 52 para 29.  Projetos de educação para o trânsito desenvolvidos pela Prefeitura e intervenções no sistema viário também contribuíram para a redução do número de acidentes.

“Respeitar as leis e ter atitudes cidadãs significam a preservação da vida. Com ações de educação para o trânsito e promovendo melhorias na sinalização e no viário, seguimos trabalhando para contribuir, a cada dia mais, com a redução dos acidentes, especialmente com vítimas fatais”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.

Maio Amarelo - Neste mês, a Prefeitura também reforçou as atividades que orientaram e conscientizaram sobre a importância do respeito às leis de trânsito, com a implantação de atividade do Maio Amarelo.  O tema da campanha neste ano é “Perceba o risco – Proteja a vida”. Por conta das medidas de prevenção ao coronavírus, ações tradicionalmente feitas nas ruas, em escolas e empresas ganharam novo formato, em plataformas digitais.

A equipe de Educação para o Trânsito da Prefeitura preparou materiais em vídeo, utilizando fantoches, que estão sendo disponibilizados aos alunos da rede municipal para reforçar as atividades que são realizadas nas escolas de forma permanente, durante todo o ano.

No último mês, ainda, a Secretaria de Transportes e Trânsito promoveu atividade com cones nas principais vias da cidade, com o objetivo de reduzir a velocidade de veículos em pontos estratégicos – o “traffic calming”.  Durante a atividade, os agentes de trânsito monitoram os veículos, respeitando o distanciamento social. Além da redução da velocidade, a medida chama a atenção de condutores e pedestres para o comportamento de todos no trânsito.

As vias que recebem as ações são selecionadas de acordo com dados do Infosiga - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo.

As atividades neste ano atendem às recomendações do Ministério da Saúde referente à COVID-19 e determinação do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Sobre o Movimento “Maio Amarelo” - O Movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Ribeirão Pires, as ações voltadas para a conscientização acontecem durante todo o ano, mas são intensificadas durante este mês.

Comente aqui