Data: 18/05/2021 11:53 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires realiza ação no dia nacional da luta antimanicomial

Palestras de conscientização estão sendo ministradas nos CAPS e residências terapêuticas


Semana Luta Antimanicomial - 2019
Semana Luta Antimanicomial - 2019

Crédito: Gabriel Mazzo

Dia 18 de maio é comemorado o dia nacional da luta antimanicomial. A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando, durante todo o dia, palestras e orientações aos usuários e pacientes dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e nas residências terapêuticas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância desse dia.

A luta antimanicomial da cidade, que é realizada pela equipe da saúde mental da secretaria de saúde, se caracteriza pelo atendimento humanizado aos pacientes e pelo direito das pessoas que sofrem de problemas mentais. Nos debates e palestras, está em discussão o combate ao isolamento das pessoas, os preconceitos, além do fomento à reflexão.

A dirigente da saúde mental, Ana Lúcia de Amaral, destaca que “é muito importante que todos saibam que as pessoas com problemas mentais também possuem direitos. O isolamento não é a melhor solução. Então, essa conscientização passa também pela quebra de preconceitos”, disse.

Além das palestras, as pessoas recebem um chocolate com a seguinte mensagem motivacional: “A liberdade é muito mais saúde do que preconceito... Por isso, aqui, somos todos loucos, uns pelos outros”.

Ribeirão Pires possui três CAPS para atendimento gratuito à população, todos funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h.

CAPS AD - Álcool de Drogas (Rua Domingos Benzenuto, 12 - Centro - Telefone:4827-4509)

CAPS II - Adulto (Rua Afonso Zampol, 41 - Centro - Telefone:4824-3025)

CAPS Infantil (Avenida Fortuna, 320 - Centro - Telefone: 4828-1511 )

Comente aqui