Data: 02/12/2019 17:58 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires promoveu ações de prevenção do Novembro Azul

Palestras e reforço do exame PSA foram promovidos no mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata


Ribeirão Pires promoveu ações de prevenção do Novembro Azul
Ribeirão Pires promoveu ações de prevenção do Novembro Azul

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. As atividades integraram a programação da campanha Novembro Azul, que contou com palestras ministradas por especialista sobre cuidados com a saúde do homem.

Todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica – UBSs e USFs – sediaram no último mês ações voltadas à orientação da população sobre os serviços gratuitos de diagnóstico e tratamento disponíveis na rede pública de saúde, além do esclarecimento de dúvidas. O exame PSA – coleta de sangue para a verificação de antígenos específicos na próstata, realizados para a identificação precoce de casos de câncer, foi reforçado no período, em todas as unidades.

Em 26 de novembro, foi realizado o “Dia Azul”, que concentrou série de serviços e atividades de conscientização nas UBSs e USFs da cidade. Dentro da programação de cada unidade, foram realizadas palestras, coleta de PSA, eletrocardiograma, testes rápidos de sífilis e HIV, controles de glicemia e pressão arterial, atualização de caderneta de vacinação, emissão de Cartão SUS, entre outras ações.

Comente aqui