Data: 18/02/2020 15:33 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires promove formação de coordenadores pedagógicos

Ação da Secretaria de Educação da Prefeitura faz parte do programa de Formação Continuada


Ribeirão Pires promove formação de coordenadores pedagógicos
Ribeirão Pires promove formação de coordenadores pedagógicos

Crédito: PMETRP

Coordenadores pedagógicos da rede municipal de Ribeirão Pires participaram, na última semana, de mais uma etapa do Programa de Formação Continuada. A atividade, ministrada pelas orientadoras do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação da Prefeitura, foi promovida para profissionais inseridos nos projetos em parceria com o Instituto Ayrton Senna – Gestão da Política da Alfabetização e Gestor Nota 10.

A capacitação aconteceu no Centro de Formação de Profissionais da Educação (CEFORPE). Foram abordadas orientações gerais para aplicação da prova diagnóstica para os alunos dos 1º ao 3º do Ensino Fundamental I.  A avaliação, que acontecerá nessa semana, em 9 unidades escolares, permite identificar as dificuldades da rede e desenvolver ações de melhoria na qualidade de ensino.

Já os coordenadores das unidades de Educação Infantil foram orientados sobre o Plano Anual com ações que têm como diretriz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, ainda, sobre a importância do sono no desenvolvimento infantil.

“O papel do coordenador pedagógico é fundamental para a qualidade de ensino. Ele é responsável por todo acompanhamento e assessoria dentro da escola. Por isso, essa formação teve como foco esses profissionais”, explicou a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart.

Parceria - Em 2017, a Prefeitura firmou convênio para implantar o Gestão Política da Alfabetização. Em 2018, além de ampliar a parceria do ano anterior, foi implantado o Gestão Nota 10, que capacita as equipes das unidades escolares e acompanha, também, o desempenho dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e a assiduidade dos professores.

Comente aqui