Data: 22/04/2013 11:19 / Autor: Redação / Fonte: PMRP

Ribeirão Pires promove doação e posse responsável de cães e gatos

Durante ação da Prefeitura neste sábado (20), 17 cães e gatos abrigados no Canil Municipal foram adotados


Sergio Silva Ferreira e Maria Carolina Sebastião  vieram de Rio Grande da Serra em busca de uma nova companhia
Sergio Silva Ferreira e Maria Carolina Sebastião vieram de Rio Grande da Serra em busca de uma nova companhia

Crédito: Bruno Bochini

Neste sábado, dia 20, profissionais da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires voluntários se mobilizaram para promover feira de doação de cães e gatos. A ação teve início pela manhã, com um tipo diferente de “Cãominhada”. Cada participante apadrinhou um cãozinho adulto abrigado no Canil Municipal e percorreu, com a companhia, as ruas da cidade, saindo do próprio Canil até a Vila do Doce, onde foi realizada a doação dos animais.

O passeio com dezenas de cães chamou a atenção das pessoas no comércio da cidade. Foi o caso de Lucilene da Conceição Gomes, que trabalha em loja na Rua Felipe Sabbag. “Essa é uma ação muito bonita. É uma chance para esses cães serem adotados, já que é difícil as pessoas irem até o Canil”, opinou.

Assim que as equipes do Centro de Controle de Zoonoses chegaram à Praça Central, ao lado da Vila do Doce, moradores se aproximaram para conhecer os animais disponíveis para adoção. Somente nessa ação, foram adotados

13 cães (03 adultos) e 04 gatos (02 adultos).

O casal Sergio Silva Ferreira e Maria Carolina Sebastião vieram de Rio Grande da Serra em busca de uma nova companhia. Adotaram uma filhote de gata. “Todos os animais precisam de um lar e, como as pessoas, de carinho”, disse Maria Carolina.

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, distribuíram panfletos sobre a importância da posse responsável e de cuidados que os animais de estimação necessitam e divulgaram o trabalho realizado pelo Canil durante todo o ano.

Atualmente, há cerca de 50 cães adultos disponíveis para adoção. Cães adultos são castrados, vacinados e vermifugados. Os filhotes recebem vermífugo e têm garantida a primeira vacina.

Para adotar um animar, basta ter idade superior a 18 anos, apresentar documento de identidade e preencher ficha de adoção. Durante todo o ano, os moradores podem conhecer os pets abrigados pela Prefeitura à Rua Catharina Rios Giachelo, 185 – Jardim Boa Sorte – próximo ao Centro da cidade. O Canil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Animais de estimação exigem cuidados especiais
Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições dentro de casa ou em um apartamento. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.

Vale lembrar que abandono e maus tratos de animais são crimes com pena de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32.

Comente aqui