Data: 15/04/2013 15:47 / Autor: Redação / Fonte: PMRP

Ribeirão Pires promove Cãominhada e feira de doação de cães e gatos neste sábado (27)

Voluntários e funcionários do CCZ da cidade percorrerão ruas da cidade com animais abrigados no Canil Municipal para divulgar importância da adoção


Neste sábado, dia 27 de abril, a Estância Turística de Ribeirão Pires realizará ação para incentivar a adoção e a posse responsável de cães e gatos. Pela primeira vez, equipe do Centro de Controle de Zoonoses da cidade promoverá um tipo diferente de Cãominhada. Funcionários da Prefeitura e voluntários sairão, por volta das 9h30, do Canil Municipal, localizado no Jardim Boa Sorte, e percorrerão ruas da cidade com cães adultos do CCZ com destino à Praça Central, onde será realizada Feira de Doação de cães e gatos.

 “A ideia de ações como esta é sensibilizar os moradores, fazê-los conhecer os animais que esperam pela chance de conseguir um novo lar.

Além de ganhar uma companhia, quem adota um animal de estimação contribui para mudar a vida de um cãozinho ou um gato”, afirmou o prefeito da Estância, Saulo Benevides.

Os moradores poderão participar das atividades de conscientização realizadas na Praça Central, programadas para até 15h. Os animais do CCZ trazidos por voluntários ficarão junto com cerca de 20 filhotes de cães e gatos disponíveis para adoção. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, distribuirão panfletos sobre a importância da posse responsável e de cuidados que os animais de estimação necessitam.

Atualmente, há cerca de 50 cães adultos e três filhotes disponíveis para adoção. Cães adultos são castrados, vacinados e vermifugados. Os filhotes recebem vermífugo e têm garantida a primeira vacina.

Para adotar um animar, basta ter idade superior a 18 anos, apresentar documento de identidade e preencher ficha de adoção.

Animais de estimação exigem cuidados especiais
Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições dentro de casa ou em um apartamento. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.

Vale lembrar que abandono e maus tratos de animais são crimes com pena de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32.

Comente aqui