Data: 12/11/2019 16:24 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires promove ações do Programa Saúde na Escola (PSE) na Vila do Doce

Dia "D" realizará atividades gratuitas, das 9h às 16h, com apresentações culturais, exposições e serviços


Ribeirão Pires promove ações do Programa Saúde na Escola (PSE) na Vila do Doce
Ribeirão Pires promove ações do Programa Saúde na Escola (PSE) na Vila do Doce

Crédito: Divulgação

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires promove nessa quinta-feira, 14 de novembro, o Dia “D” do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento acontecerá na Praça Central da Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/nº), das 9h às 16h, com diversas atividades gratuitas.

A programação contará com peças teatrais apresentadas pelos professores das Escolas Municipais Yohihiko Narita, da Santa Luzia, e Irmã Maria Bernadete Bandeira de Seixas, da Quarta Divisão, abordando o tema sobre combate ao mosquito Aedes Aegypty e alimentação saudável; além de aulas de dança com ritmo e distribuição de suco verde.

Os alunos da Escola Municipal Maria Siqueira de Paula, no Pilar Velho, receberão certificado pelo trabalho pedagógico sobre a Dengue, desenvolvido no projeto “Escola e Família – resgatando valores”.

Durante todo o dia, haverá também exposição de trabalhos pedagógicos promovidos na rede municipal de ensino sobre alimentação saudável; horta; combate ao mosquito Aedes Aegypty; entre outros. Os temas expostos, com a supervisão e orientação da Secretaria da Saúde, foram desenvolvidos com os alunos em sala de aula, por meio de trabalhos, experiências e atividades lúdicas.

Estarão disponíveis, ainda, os serviços de aferição do Índice de Massa Corpórea (IMC); orientações sobre cobertura vacinal; Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids); distribuição de preservativos; exame preventivo ao câncer bucal; além de orientações sobre saúde bucal.

O PSE, por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação promove a formação de professores; acompanhamento da saúde dos alunos em avaliações periódicas; palestras; além do desenvolvimento de trabalhos pedagógicos com temas relacionados à promoção e atenção à saúde.

De acordo com a secretária de Educação, Flávia Banwart, as atividades foram realizadas durante todo ano letivo. "As ações foram executadas de acordo com cada faixa etária. Essa integração da saúde com a educação é importante para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas", explicou.

Saúde na Escola

Criado em 2007 pelo Governo Federal e instituído em Ribeirão Pires em 2017, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

O programa propõe ações na perspectiva de atenção integral à saúde de crianças e adolescentes dentro das escolas públicas e unidades básicas de saúde.

Em Ribeirão Pires, está presente em 33 escolas municipais, atendendo quase 9 mil estudantes. A iniciativa teve como objetivo atualizar calendário de vacinas das crianças e adolescentes; realizar avaliações em saúde bucal; ações de segurança alimentar e promoção para a uma alimentação saudável; prevenção ao uso de álcool, e outras drogas; promoção de cultura, paz e prevenção de violência.

Programação:

11h – Apresentação Teatral - “Um mosquito é maior que uma nação. Só que não” - E.M. Yoshihiko Narita;

11h30 – Aula de dança com ritmo;

13h30 – Entrega de certificado aos alunos da E.M. Maria Siqueira de Paula;

14h – Apresentação Teatral   - “Meu querido rabanete: E.M.”. Irmã Maria Bernadete Bandeira de Seixas;

14h30 - Apresentação Teatral - “Um mosquito é maior que uma nação. Só que não” - E.M. Yoshihiko Narita;

15h - Aula de dança com ritmo;

Exposições e serviços:

Segurança Alimentar e nutricional e alimentação saudável:

- Exposição de barraca com alimentos saudáveis;

- Aferição do Índice de Massa Corpórea (IMC);

- Apresentação dos trabalhos de cultura da horta: exposição do cultivo de morango e hortelã;

- Distribuição de suco verde feito com alimentos da horta escolar;

Combate ao mosquito Aedes aegypti

- Exposição de animais do Centro de Controle a Zoonoses/ Dengue;

- Exposição de trabalhos realizados pelas escolas;

Verificação da situação vacinal - Orientação sobre a calendário de vacinas;

Saúde Bucal

- Orientação em saúde e escovação dental;

- Apresentação de filme das atividades de saúde bucal, realizadas pelos alunos da E.M. Eng. Carlos Rohm;

Saúde Mental - Caixinha com frases motivacionais: orientação de profissional da saúde e educação;

Direito Sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS - Orientação da Equipe do serviço IST/AIDS e distribuição de preservativos e folhetos informativos.

Comente aqui