Data: 04/04/2013 09:05 / Autor: Redação / Fonte: PMRP

Ribeirão Pires participa de mobilizações para prevenir DSTs e dengue

Secretaria de Saúde e Higiene reforça ações de conscientização e combate às doenças


 

A Estância Turística de Ribeirão Pires está intensificando as ações de prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis. Até o próximo domingo, dia 7, a Secretaria de Saúde e Higiene da cidade participa da Campanha de Prevenção e Testagem de Sífilis e HIV.

No período da Campanha, que marca o Dia Mundial da Saúde, o município reforça em toda a rede a divulgação dos serviços gratuitos disponíveis.

Por meio do Programa Municipal DST/AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene promove durante todo o ano ações de conscientização sobre a importância do uso de preservativo em relações sexuais, orienta a população, realiza exames no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e promove o tratamento das doenças.

O serviço é oferecido gratuitamente pela Prefeitura no Ambulatório de Infectologia, localizado à av. Francisco Monteiro, 205, na região central da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mobilização contra a dengue - De 07 a 13 de abril, a Estância Turística de Ribeirão Pires intensificará as ações de controle e combate à dengue.

No período, a Prefeitura recolherá de locais públicos materiais que podem servir como criadouro, distribuirá materiais informativos e coletará larvas em pontos estratégicos.

No dia 08 de abril, folhetos com informações sobre o mosquito transmissor da dengue, sintomas e tratamento da doença, bem como formas de preveni-la, serão distribuídos nos principais comércios, escolas e unidades de saúde na região do Parque Aliança e Jardim Serrano, bairros que fazem divisa com Mauá – município em que há incidência do Aedes aegypti.

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses recolherão, dos dias 09 a 11, recipientes onde possa haver acúmulo de água. Já no dia 12, os profissionais irão eliminar possíveis criadouros em escolas e unidades de saúde, com visita dos agentes de combate às endemias e coleta de larvas, que serão identificadas posteriormente pelo próprio CCZ.

Para encerrar a ação, no dia 13, sábado, serão realizadas atividades na Praça Central da cidade, das 9h às 16h. No local, serão expostas amostras de larvas e do mosquito transmissor. Profissionais da Secretaria de Saúde e Higiene irão distribuir materiais informativos à população.

Comente aqui