Data: 28/03/2019 15:52 - Alterado em: 06/12/2019 16:59 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires mantém queda dos índices de criminalidade

Investimentos na segurança municipal promovem redução do número de roubos, furtos e homicídios no município


Central de Videomonitoramento
Central de Videomonitoramento

Crédito: Mariana Rodrigues

Os indicadores de criminalidade seguem em queda na Estância Turística de Ribeirão Pires. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam redução nos índices de roubos, furtos e homicídios na cidade de janeiro a outubro desse ano, no comparativo com o mesmo período em 2018.

O índice de roubo em geral apresentou queda de 14,92% e roubo de veículos teve queda de 21%. O índice de furto em geral teve diminuição de 9,24% e os registros de furto de veículos tiveram queda de 26% - comparando os meses de janeiro a maio de 2018 e 2019.

Já o índice de homicídio doloso (ato intencional) apresentou queda de 42,85%. Não houve registro de homicídio culposo (sem intenção - ato negligente, imprudente) no município, em todo período.

“Promovemos ações preventivas no combate à criminalidade de forma permanente em toda cidade e manteremos o reforço durante os festejos de fim de ano. Desde 2017, a atual gestão promove ações de valorização do efetivo, investimentos em equipamentos e qualificações, que resultam no fortalecimento do trabalho e queda nos índices de violência”, afirmou o secretário de Segurança Urbana, coronel José Luís Navarro.

“Abrimos 40 vagas para novos GCMs e recebemos mais de 1.800 inscrições. Aguardamos o resultado da prova aplicada no início do mês. O aumento do efetivo é mais um ganho para a cidade.”, concluiu.

Reforço na Segurança – No mês de novembro, Ribeirão Pires promoveu a operação integrada entre as forças policiais, chamada “Natal Seguro”, que contou com a participação da GCM – ROMU, ROTAM e Canil; e unidades da polícia Civil e e polícia Militar da cidade, região do Grande ABC e Capital – BAEP, Cavalaria, ROTA e ROCAM.

Ainda no mês de novembro, a Estância recebeu reforços nas ações de patrulhamento preventivo em toda a cidade. Por meio do BAEP – Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar, a cidade recebeu efetivo da Cavalaria que, em parceria com a Guarda Civil Municipal, ligada à Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura, realizou rondas preventivas na área central da cidade.

“Nosso efetivo trabalha intensamente para a diminuição dos índices criminais na cidade. Moradores podem solicitar o apoio da GCM de Ribeirão Pires através do telefone 153”, afirmou o comandante da GCM, Sandro Torres.

Comente aqui