Data: 29/03/2020 08:51 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires imunizou 2,7 mil moradores contra influenza nessa sexta-feira (27/03)

Município suspende novamente campanha por falta de doses. Prefeitura solicitou ao Governo do Estado reabastecimento para retomar a vacinação


Nessa sexta-feira, dia 27, a Prefeitura de Ribeirão Pires retomou a campanha de vacinação contra a influenza. Cerca de 2,7 mil idosos (acima de 60 anos) e profissionais da saúde foram imunizados ao longo do dia, no “drive-thru” do Complexo Ayrton Senna e em outros 10 pontos pela cidade. A campanha está novamente suspensa até o município receber reposição de doses da vacina. A Prefeitura informará a nova data de retomada da imunização.

Desde o início da vacinação, a Prefeitura fez aplicação de 13.500 doses da vacina (nos dias 23, 25 e 27/03). Até essa quarta-feira, com a imunização de 10.700 pessoas, o município havia imunizado 69,17% dos idosos da cidade e 27,92% dos profissionais da saúde. Nos dias 24 e 26/03, não houve vacinação por falta de doses.

No primeiro envio de vacinas, a cidade recebeu do Ministério da Saúde, via Governo do Estado, 5 mil doses. No segundo envio, foram 5.700 doses. Ontem, dia 26/03, foram enviadas mais 3 mil doses.

Sobre a campanha de vacinação contra a influenza em Ribeirão Pires:

Como forma de prevenir a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Ribeirão Pires estruturou esquema especial para a vacinação. “Drive-thru” foi montado no Complexo Ayrton Senna, para que idosos e trabalhadores da saúde possam ser imunizados sem descer do carro.

Além do “drive-thru”, a vacinação está sendo realizada em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família de Ribeirão (USFs). A única exceção é a UBS Central. Por questões de segurança, dentro das medidas de combate ao coronavírus, as doses da vacina para essa unidade estão sendo aplicadas na Câmara Municipal da cidade

Em todas as unidades de saúde, a entrada para a aplicação da vacina é controlada – número restrito de pessoas por vez dentro do ponto de vacinação. As orientações de higiene e segurança adotadas pela Prefeitura para o combate ao coronavírus foram intensificadas para a realização da campanha.

Para a vacinação, o idoso ou profissional da saúde deve apresentar carteirinha de vacinação e documento de identidade com foto (RG ou CNH).

A segunda etapa da campanha acontecerá a partir do dia 16 de abril, direcionadas para professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de Segurança e Salvamento. Os portadores de doença crônica poderão tomar a vacina somente com encaminhamento do médico.

A partir do dia 9 de maio começará a terceira etapa da Campanha, direcionada a crianças de 6 meses a 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas, privados de liberdade adolescente e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Pontos de Vacinação – segunda a sexta-feira (das 8h às 17h):

Drive-thru da vacinação - Em frente à Secretaria de Esporte – Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy)

Câmara Municipal (região central da cidade – ao lado da UBS Central)
Rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro

UBS CENTRO ALTO
Rua Aurora, 61 – Centro Alto

USF GUANABARA 
Rua Fermino G. Pereira, 398 - Vila Gomes

USF JD. LUSO 
Rua Julio Prestes, 22 - Jardim Luso

USF JD. VALENTINA 
Rua Francisco Tometich, 905 - Jardim Valentina

USF JD. CAÇULA 
Rua Fagundes Varela, 08 - Jardim Caçula

USF OURO FINO 
Rodovia Índio Tibiriçá s/n, ao lado 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista

USF QUARTA DIVISÃO 
Estrada da Sondália, 520 - Quarta Divisão

UBS SANTA LUZIA 
Rua Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia

USF VILA SUELI 
Rua AntonioZampol, 221 - Vila Sueli

Crédito: João Damásio

Comente aqui