Data: 26/11/2021 16:49 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires faz 344 testes durante mutirão para diagnóstico de IST

Ação, que contou com a parceria do Instituto Cultural Barong, orientou mais de 2 mil pessoas


Equipe do SAE de Ribeirão Pires durante o mutirão
Equipe do SAE de Ribeirão Pires durante o mutirão

Crédito: PMETRP

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires realizou 344 testes para diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), nesta quinta-feira, dia 25, durante o mutirão promovido em parceria com o Instituto Cultural Barong. Outras 2.500 pessoas foram orientadas e receberam preservativos. 

Exames rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C foram oferecidos gratuitamente à população. Para Nanci Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada (SAE) do Município, o saldo da ação foi positivo. “Assim que montamos o equipamento já tínhamos pessoas interessadas nas realizações das sorologias. O dia foi movimentado do começo ao fim e alcançamos um grande número de pessoas”, destacou. 

Por outro lado, Sílvia Almeida, diretora do Instituto Cultural Barong, ressaltou a importância de levar os testes até a população, o que, segundo ela, permite uma adesão maior. “Quando você disponibiliza a testagem e leva à pessoa, a adesão é maior, isso chamamos de atividades extramuros, que é típico do Instituto Barong. Já quando a pessoa tem que ir até o serviço, a resistência é grande, seja por medo, vergonha ou qualquer outro motivo. Nesses casos, as pessoas não têm a ciência que elas mesmas podem estar vulneráveis às IST’s”, apontou. 

Outros Mutirões - Do dia 1 ao 7 de dezembro, o SAE (Serviço de Atenção Especializada) em parceria com a Atenção Básica do município, realizará mutirões para diagnósticos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Esta ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, do Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo identificar  precocemente os agravos, principalmente entre os jovens.

Unidade móvel de Saúde do Instituto Cultural Barong auxiliou na testagem da população
Unidade móvel de Saúde do Instituto Cultural Barong auxiliou na testagem da população

Crédito: PMETRP

Comente aqui