Data: 25/01/2021 16:23 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires estabelece protocolos rigorosos para atividades da Educação

Cronograma de Reabertura das Escola está vinculado ao Plano São Paulo e ao cumprimento do calendário de imunização contra o coronavírus


Crédito: PMETRP

Em meio ao endurecimento das medidas de combate ao coronavírus, a Prefeitura de Ribeirão Pires estabeleceu critérios rigorosos para a retomada gradativa de atividades presenciais nas redes de ensino da cidade (Decreto Municipal Nº 7.106/2021). Mantendo a definição regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com base nas diretrizes do Governo do Estado, unidades particulares e públicas deverão cumprir protocolos sanitários e de segurança para o retorno seguro de estudantes e profissionais da Educação.

O cronograma previsto de retorno das atividades presenciais está condicionado ao faseamento do Plano São Paulo e ao cumprimento do calendário de imunização contra o coronavírus.

No atual cenário, unidades particulares poderão retomar as atividades no dia 18 de fevereiro. Para a rede estadual e municipal, o retorno está previsto a partir de 1º de março. Ensino infantil, fundamental e médio terão presença limitada a 50% de alunos matriculados (intercalada, devendo a escola ser estipulada pela instituição). Ensino superior terá presença limitada a 1/3 dos alunos matriculados (também intercalada com escala feita pela instituição).

Todas as atividades estão condicionadas ao cumprimento obrigatório de medidas como: uso de máscara de proteção; distanciamento mínimo entre pessoas de 1,5m; manter ventilação natural, evitando o uso de ar-condicionado sempre que possível; não realizar atividades que gerem aglomeração; adaptação de espaços de uso comum para evitar aglomerações; utilização de bebedouros de água potável apenas com uso de copos descartáveis ou garrafas próprias; aferição de temperatura corporal, restringindo acesso caso esteja acima de 37,5º; entre outras.

Orientações aos pais e responsáveis dos alunos reforçadas - Na rede municipal, a partir do dia 4 de fevereiro, as secretarias das escolas estarão abertas para orientar pais e/ou responsáveis dos estudantes. Nos locais, as equipes da Secretaria de Educação disponibilizarão informações sobre o ensino à distância, que deverá ter início ainda na primeira quinzena de fevereiro, bem como sobre o retorno gradativo das atividades presenciais.

A Prefeitura ressalta que o cronograma de retorno das aulas presenciais pode sofrer alterações de acordo com as diretrizes do Governo do Estado, a exemplo do aumento das restrições da quarentena pelo Plano São Paulo.

Comente aqui