Data: 18/09/2018 15:42 - Alterado em: 18/09/2019 16:29 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires celebra Semana do Trânsito com ações educativas

Atividades nas escolas municipais e bloqueios educativos integram programação de conscientização


Crédito: Gabriel Mazzo

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, promove ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

Esse ano, o tema definido pelo CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito é “No Trânsito, o sentido é a vida”.  Até o dia 25 de setembro, a Prefeitura irá reforçar as atividades que orientam e conscientizam sobre a importância do respeito às leis e da preservação da vida. Além de bloqueios educativos nesse período, durante todo o mês, alunos da rede municipal participam de palestras e brincadeiras sobre o tema. As atividades também integram o calendário do programa “Respeito à Vida”, do Governo do Estado.

Nessa quarta-feira, dia 18, alunos da Escola Municipal Fiorindo Roncon, no bairro Roncon, participaram do projeto “Brincando de Trânsito” com aplicação dos conceitos de “vivência do bom pedestre e do bom ciclista”, em minicircuito.

Nessa quinta-feira, dia 19, crianças da Escola Municipal Professora Lavínia Figueiredo Arnoni, no Centro Alto, acompanharão o projeto “Trânsito na Escola”, que aborda de forma lúdica a introdução aos conceitos de mobilidade urbana. 

Já no dia 20, sexta-feira, a unidade escolar recebe o projeto "Transporte e Cidadania". A atividade leva os alunos da rede municipal de ensino à sede da concessionária das linhas de ônibus municipais da cidade, a Rigras. Nesta ação, as crianças conhecem o funcionamento do ônibus, o sistema municipal de transporte coletivo e a empresa, de modo geral.

No sábado, dia 21, a Secretaria de Transportes e Trânsito da Estância promove ação conjunta com o Detran, na praça central da Vila do Doce, das 8h às 16h, com distribuição de materiais educativos e exposição de carros batidos.

Ainda durante a Semana Nacional do Trânsito, agentes e gestores do setor também farão bloqueios educativos em vias da cidade.  “As ações de educação no trânsito são de extrema importância para a redução dos indicadores de acidentes em nossa cidade, muitas vezes causados por descuido ou imprudência. Respeitar as leis de trânsito é respeitar a vida”, disse o secretário de Transporte e Trânsito de Ribeirão Pires, José Adão Alves.

Comente aqui