Data: 22/11/2019 14:40 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires apresenta evolução na educação obtida com Instituto Ayrton Senna

Reunião com o Comitê Gestor Intermunicipal reuniu representantes da Prefeitura e do Instituto Ayrton Senna


Ribeirão Pires apresenta evolução na educação municipal obtida em parceria com o Instituto Ayrton Senna
Ribeirão Pires apresenta evolução na educação municipal obtida em parceria com o Instituto Ayrton Senna

Crédito: PMETRP

Nesta terça-feira, 19 de novembro, representantes da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires participaram de reunião do Comitê Gestor Intermunicipal do Instituto Ayrton Senna. Durante o encontro, que aconteceu na sede do Instituto, em São Paulo, foram avaliados os resultados dos programas Gestão da Política de Alfabetização e Gestão Nota 10, desenvolvidos gratuitamente em nove escolas da rede municipal. Além de Ribeirão Pires, estiveram presentes representantes das cidades de São Vicente e Tatuí, que também já implantaram os programas.

A secretária de Educação de Ribeirão Pires, Flávia Banwart, e as orientadoras da Coordenadoria Pedagógica do município, apresentaram a evolução obtida pelos alunos nos dois programas. Entre as experiências exitosas apresentadas no encontro estão: o planejamento anual unificado pautado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a formação direta com os professores do 1º ao 9º ano, os avanços pedagógicos dos alunos do Ensino Fundamento em relação à leitura e produção textual, entre outras.

De acordo com a secretária de Educação de Ribeirão Pires, foram feitas trocas de experiências entre os municípios participantes. “Tivemos a oportunidade de refletir sobre as ações para o aprimoramento da nossa educação municipal. O resultado da parceria com o Instituto tem sido gratificante, sempre na busca da melhoria da qualidade de ensino ofertado para quase 9 mil estudantes da rede”, afirmou. 

Cerca de 2.400 alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires participam dos projetos "Gestão da Política de Alfabetização” e “Gestão Nota 10”.  Sem gerar custos ao município, o programa “Gestão Política da Alfabetização” tem proposta inovadora, que utiliza o conceito de alfabetização integral.  O objetivo é alfabetizar todos os alunos do ciclo inicial por meio da modernização dos processos de gestão (educacional, escolar e da sala de aula), do compartilhamento de responsabilidades entre as instâncias e da formação dos profissionais envolvidos.

O Gestão Nota 10 capacita as equipes das unidades escolares e acompanha, também, o desempenho  dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e a assiduidade dos professores. Este programa envolveu 39 profissionais e beneficiou 1.809 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Visita- A Escola Municipal Lavínia Figueiredo Arnoni, situada no Centro Alto – Ribeirão Pires, recebeu na última quinta-feira, dia 21 de novembro, visita de representantes das empresas BIC Foundation, Lenovo e Henkel, que são alguns dos patrocinadores do Instituto Ayrton Senna. O objetivo da visita foi acompanhar o impacto que a parceria gera no ensino básico. O grupo conheceu, ao lado da equipe da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação do município, a evolução dos programas implantados pelo Instituto em parceria gratuita com a Prefeitura.

Comente aqui