Data: 19/06/2019 17:26 - Alterado em: 20/06/2019 08:48 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

Ribeirão Pires anuncia 13º Festival do Chocolate

Evento acontecerá entre 19 de julho e 4 de agosto, no Complexo Ayrton Senna. Entrada da festa será trocada por 1kg de alimento não perecível


13º Festival do Chocolate
Ribeirão Pires anuncia 13º Festival do Chocolate
Ribeirão Pires anuncia 13º Festival do Chocolate

Crédito: Mariana Rodrigues

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires anunciou nessa quarta-feira, dia 19, as atrações e o formato do 13º Festival do Chocolate. A festa, uma das maiores da região, acontecerá nos finais de semana entre 19 de julho e 4 de agosto, no Complexo Ayrton Senna. As entradas para o evento serão trocadas por 1 Kg de alimento não perecível. As datas para a troca dos ingressos, bem como a programação completa dessa edição, serão divulgados nos próximos dias.

Durante coletiva com a imprensa realizada nessa quarta-feira, o prefeito Adler Teixeira – Kiko, apresentou as atrações do palco principal da festa. A atividade contou com a participação do vice-prefeito, Gabriel Roncon; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Ribeirão Pires, Flávia Dotto; do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, César Ferreira; do presidente da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município), Gerardo Sauter; e da Princesa do Chocolate 2019, Marcela Araújo.

PROGRAMAÇÃO DO PALCO PRINCIPAL:

PRIMEIRO FINAL DE SEMANA:
19/7 – Thiaguinho
20/7 – Blitz
21/7 – Melim

SEGUNDO FINAL DE SEMANA:
26/7 – Yasmin Santos
27/7 – Leci Brandão e Diogo Nogueira
28/7 – Lucas Lucco

TERCEIRO FINAL DE SEMANA:
2/8 – Falamansa
3/8 – Iza
4/8 – Dilsinho

EVENTO INTEGRA AÇÕES DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
O caráter social do Festival do Chocolate e a relevância do evento para a economia local – como uma das ações de fomento ao turismo, foram destacados pelo prefeito durante a coletiva à imprensa nessa quarta-feira. "Ribeirão Pires tem se tornado uma cidade muito mais bonita e receptiva. Em 2017, iniciamos trabalho de recuperação do município, como um todo. Temos investimentos sendo realizados em todas as áreas. No turismo não é diferente”, lembrou.

Entre as ações em andamento, Kiko mencionou intervenções na Avenida Kaethe Richers (um dos principais acessos da cidade), o recapeamento da região central de comércio, a revitalização do Jardim Japonês e outros pontos turísticos da cidade, a inauguração do Centro de Informações Turísticas, a construção do novo Parque Oriental e do Boulevard Gastronômico.

“Quando concluídas essas intervenções, Ribeirão Pires terá circuito turístico de fato, e não será somente uma cidade turística de direito. Isso fará com que pessoas venham ao Festival, mas que também sejam estimuladas a voltar para desfrutar sua gastronomia, suas opções de artesanato, seus pontos turísticos. Tudo isso cria um cenário favorável para a atividade, que cumpre papel estratégico na promoção do desenvolvimento econômico e social”, avaliou o prefeito.

13º FESTIVAL DO CHOCOLATE REUNIRÁ CULTURA E GASTRONOMIA EM AMBIENTE SEGURO E FAMILIAR
O 13º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires manterá o formato e estimativas de investimentos em relação à edição anterior.  O evento acontecerá em três finais de semana – 19, 20 e 21 de julho, 26, 27 e 28 de julho, e 2, 3 e 4 de agosto.

A festa contará com dois palcos culturais, sendo o principal localizado na área da frente do Complexo Ayrton Senna, e o segundo - destinado para atrações locais - dentro da Tenda Multicultural – que abriga também praça gastronômica. As opções de gastronomia e artesanato estarão distribuídas em 45 chalés – 17 de comidas salgadas, 13 de doces e 15 de produtos artesanais.

O evento, organizado pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a ACIARP – Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município, utiliza mão-de-obra da municipalidade para realização do festejo. Funcionários públicos municipais estão envolvidos na organização, limpeza, recepção, fraldário, ambulatório, segurança, entre outros.

Para garantir conforto e segurança dos visitantes, a Secretaria de Segurança Urbana do município disponibilizará unidades da Guarda Civil Municipal – ROTAM, Patrulhamento Padrão, ROMU e Canil - durante todos os dias de evento (dentro do Complexo e seu entorno), com apoio das polícias Civil e Militar. Esse esquema especial de segurança garantiu, na edição anterior, que não houvesse registros de ocorrências criminais na região.

A 13ª edição do Festival do Chocolate contará com espaço para receptivo dos visitantes. Além do CIT – Centro de Informações Turísticas, localizado na Rua Miguel Prisco, 288 – Centro, durante o período do evento a cidade contará com mais dois locais para acolhimento de turistas: próximo ao Terminal Ferroviário e dentro do próprio evento.

COMERCIANTES
A ACIARP – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires é a responsável pela administração dos comércios dentro do evento. Está disponível na instituição, até o dia 24 de junho, às 14h,  o Manual de Normas e Procedimentos para inscrições de comerciantes interessados na locação de chalés no 13º Festival do Chocolate. As inscrições devem ser realizadas na sede da ACIARP – Rua Afonso Zampol, 70 – Centro, entre os dias 25 e 27 de junho. Mais informações devem ser obtidas pelo telefone 2595-0200.

Crédito: Mariana Rodrigues

Comente aqui