Data: 08/05/2020 15:56 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires alerta sobre os riscos da prática ilegal das queimadas

Prefeitura reforça orientações para os moradores que podem colaborar na fiscalização ao fazer denúncias


Com o período da quarentena, marcado pelo isolamento social, a quantidade de denúncias de ocorrências de queimadas está aumentando em diversas regiões de Ribeirão Pires. Para reduzir esse tipo de prática criminosa, a Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza fiscalização permanente e o reforço do alerta à população para não atear fogo em materiais e objetos, principalmente nos terrenos baldios. O objetivo é evitar qualquer atitude que possa causar ou agravar problemas respiratórios, como é o caso dos incêndios na vegetação.  A prática de queimada é crime ambiental.

A comunidade pode também colaborar na fiscalização ao fazer denúncias à Secretaria do Meio Ambiente, pelos seguintes canais: telefone 4828-9800 - Ramal 5 (de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h); na Ouvidoria Municipal – pelo 156; ou por através do e-mail sema@ribeiraopires.sp.gov.br. É importante, que o denunciante envie fotos e vídeos, se possível, para ajudar a identificar o infrator. Caso a prática seja constatada ou tenha flagrante, o setor de fiscalização ambiental aplica multas.

Antes do período de quarentena, a Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires recebia, em média, 3 denúncias de queimadas por mês. Com o início da quarentena, o volume passou para 3 denúncias por dia. “Estamos reforçando as orientações para os moradores justamente para que compreendam os riscos das queimadas, o prejuízo ambiental e para a saúde pública, além das penalidades que podem ser aplicadas ao cometer esse ato, que é crime”, explicou a secretária de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, Wanessa Isídio.

Comente aqui