Data: 28/05/2020 16:08 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires adota medidas para fomento ao comércio durante a pandemia

Por meio de plataformas digitais, empreendimentos ganham espaço para divulgar serviços de entrega e produtos, facilitando acesso aos consumidores


Neste período de combate ao coronavírus, em que o isolamento social é medida defendida para o controle da disseminação da COVID-19, a Prefeitura de Ribeirão Pires e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade somam esforços em apoio aos empreendimentos locais. Entre as iniciativas adotadas está a publicação, no site da ACIARP – www.aciarp.com.br, dos estabelecimentos que estão atendendo no sistema de delivery ou drive-thru. Até o momento, 126 negócios aderiram à ação.

“Ribeirão Pires está trabalhando, junto aos demais municípios do Grande ABC, para equacionar os cuidados com a saúde pública e a retomada gradativa e segura da economia. Esse é um debate que segue entre Consórcio Intermunicipal e Governo do Estado. Mesmo quando tivermos a flexibilização das regras de abertura econômica, muitos consumidores ainda manterão hábitos de compras online, para evitar circular e se expor aos riscos de contaminação pelo coronavírus. Acreditamos que em meio a tantos desafios desta pandemia, crescemos em inovação do uso de tecnologias para fomentar os negócios”, explicou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, César Ferreira.

Além do site da ACIARP, as informações sobre estabelecimentos comerciais podem ser consultadas no aplicativo da Associação (disponível, no momento, para download na Play Store - dispositivos Android). Empreendimentos, associados ou não à ACIARP, podem solicitar cadastro a este sistema de consulta pelo Whatsapp 9-8259-1024, informando nome do comércio, horário de funcionamento e canais de contato.

Também como forma de incentivar o comércio local, a ACIARP criou Vouchers Digitais de Compra, com validade até janeiro de 2021, que podem ser utilizados nos comércios cadastrados no programa. Com eles, 5% do valor da compra será revertido para o auxílio às instituições sociais da cidade cadastradas junto à ACIARP.

Empresários e moradores interessados podem obter informações pelo telefone 2595-0200.

Prorrogação do ISS – No início do mês de abril desse ano, a Prefeitura de Ribeirão Pires prorrogou os prazos para pagamento do ISSQN para os contribuintes optantes do Simples Nacional. A medida foi mais uma ação do Poder Público Municipal em apoio a empresas da cidade no período de combate ao coronavírus. Os vencimentos de abril, maio e junho foram prorrogados para outubro, novembro e dezembro desse ano, respectivamente. A ação segue diretrizes estabelecidas pela Receita Federal.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Finanças pelo telefone PABX 4828-9800, de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h (exceto feriados).

Capacitação SEBRAE – Em maio desse ano, o SEBRAE, em parceria com a ACIARP e apoio da Prefeitura, deu início aos encontros do "Programa de Enfrente – 5 ações para enfrentar a crise".

O primeiro encontro contou com cerca de 30 participantes, entre eles representantes da ACIARP e os consultores do SEBRAE, Marcio Bertolini e Leonardo Suyama, que fizeram a apresentação do curso e esclareceram dúvidas por meio de fórum online.

A capacitação é voltada aos micro e pequenos empreendedores do município, e tem por objetivo auxiliar o empresário com soluções práticas para o enfrentamento da crise econômica causada pela pandemia da COVID-19 no País.

Serão sete módulos, em encontros online com consultores do SEBRAE, abordando temas como análise da situação financeira; linhas de crédito; técnicas de negociação; entre outros. Além da capacitação, o programa oferece consultorias jurídicas e financeiras aos empreendedores.

Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (11) 4433-4278.

Comente aqui