Data: 04/09/2019 17:44 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires abre inscrições para oficinas de escrita criativa e quadrinhos

Atividades, ministradas por especialistas nas áreas, integram programação da 13ª Primavera dos Museus e 3ª Semana de Educação Patrimonial


Ribeirão Pires abre inscrições para oficinas gratuitas de escrita criativa e de quadrinhos
Ribeirão Pires abre inscrições para oficinas gratuitas de escrita criativa e de quadrinhos

Crédito: divulgação/PMETRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura da cidade, abriu as inscrições para oficinas gratuitas de Escrita Criativa – Como escrever seu livro” e “Revelando o Patrimônio Histórico em Quadrinhos”. As atividades, que serão ministradas por especialistas nas áreas, integram a programação da 13ª Primavera dos Museus e a 3ª Semana de Educação Patrimonial.

Até o dia 20 de setembro, os interessados poderão se inscrever pelo site da Prefeitura – www.ribeiraopires.sp.gov.br – para participar das oficinas. As vagas são limitadas e as atividades acontecerão no Centro de Exposições e História (CEH) Ricardo Nardelli – Rua Miguel Prisco, 286 – Centro.

Nos dias 25, 26 e 27, das 18h às 21h, o professor e escritor Reynaldo Bessa ministrará as aulas de “Escrita Criativa – Como escrever seu livro”. A atividade tem como objetivo aprofundar conhecimentos relacionados à estrutura do texto, narrativa, entre outros aspectos. Também será abordada a escrita voltada a blogs e mídias sociais.

Nos dias 26 e 27 de setembro, das 13h às 17h30, a cartunista e artista visual Magô Pool realizará a atividade “Revelando o Patrimônio Histórico em Quadrinhos”, com 30 vagas destinadas ao público em geral.

13ª Primavera dos Museus e 3ª Semana de Educação Patrimonial

De 23 a 27 de setembro, Ribeirão Pires sediará série de atividades gratuitas como forma de valorizar o patrimônio histórico, cultural e natural da Estância, bem como promover a preservação dos mesmos.

Além das oficinas gratuitas, a programação conta com o lançamento do Inventário Municipal, Patrimônio Cultural e Natural da cidade. O evento acontecerá no dia 23 de setembro, às 19h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5 – Centro de Santo André).

O documento foi elaborado em parceria institucional com estagiárias da Faculdade de Arquitetura da Universidade São Judas Tadeu. A atividade é direcionada a estudantes, gestores e profissionais da área de arquitetura e urbanismo.

No dia 24 de setembro, às 20h, será feita a transmissão do minidoc “O Museu Por Dentro do Museu – A saga de uma instituição”, com roteiro de Fernando Brito e Marcílio Duarte e direção de Pedro Ladeira. O objetivo é ampliar a visibilidade e fomentar as discussões sobre os museus, como forma de estimular a preservação e compartilhar memórias.

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museu, que tem como objetivo de promover, divulgar e valorizar museus brasileiros e intensificar a relação com a sociedade.

A Semana de Educação Patrimonial, criada em 2017, busca atender os objetivos do Plano de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ribeirão Pires. Por meio de programação educativa, a Semana propõe encontros com profissionais da área, visando a valorização, a conscientização dos bens culturais e a importância da preservação do patrimônio para o desenvolvimento urbano sustentável de Ribeirão Pires.

A Primavera dos Museus e a Semana de Educação Patrimonial são promovidas pelo Governo do Estado de São Paulo, Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Centro Técnico de Patrimônio da cidade, Consórcio Intermunicipal Grande ABC e organização POIESIS e CONDEP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4525-9049.

Comente aqui