Data: 16/10/2019 13:22 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Profissionais do Canil da GCM participam de curso de técnicas de adestramento

Capacitação, voltada ao efetivo do Grande ABC e região, foi ministrada por profissionais do gabinete de ensino e instrução da GCM de Diadema


Membros do Canil da GCM de Ribeirão Pires participam de curso técnicas de adestramento, em Diadema
Membros do Canil da GCM de Ribeirão Pires participam de curso técnicas de adestramento, em Diadema

Crédito: Divulgação

Efetivo do Canil – uma das divisões operacionais da Guarda Civil Municipal, ligada a Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de Ribeirão Pires participou do curso de “Técnicas de Adestramento de Cães no Trabalho Policial”, realizado no início de outubro, na sede da Guarda Civil Municipal de Diadema.

Com duração de 36 horas, quatro profissionais da GCM de Ribeirão Pires participaram da capacitação, que abordou noções de legislação; raças de cães; saúde e bem-estar de cães (vacinação e condições de adestramento); medidas preventivas de acidentes; saneamento (manutenção do canil e do animal); procedimentos de segurança (cuidados necessários durante adestramento); primeiros socorros; atuação com o cão polícia; treinamento prático; guarda e proteção e ações táticas operacionais com cães.

“Essa troca de informações entre as Guarda Civis Municipais da região é muito importante para que possamos alcançar excelência no trabalho das forças de segurança. A qualificação dos nossos efetivos permite uma atuação mais eficaz do Canil da GCM. A atual gestão tem investido na qualificação e valorização dos nossos profissionais”, explicou o secretário de Segurança Urbana, coronel José Luis Martins Navarro.

“Os nossos cães contribuem no trabalho de policiamento preventivo realizado pela Guarda, auxiliam na proteção do efetivo e são integrantes fundamentais em operações integradas realizadas em toda a cidade. Os animais e seus instrutores são constantemente qualificados, buscando a melhoria do setor”, concluiu.

Canil da GCM - O Canil Municipal da GCM ribeirão-pirense foi criado em junho de 2014, conforme a Lei Municipal nº 5.864. Atualmente, é composto por quatro cães de patrulhamento e farejadores de entorpecentes: um Pastor Alemão – Thor, e três Pastores Belga de Malinois – Ártemis, Skull e Iron. Os dois últimos, de um ano e dois anos, foram doados ao município em outubro de 2017. Cinco GCMs integram a divisão.

Comente aqui