Data: 05/12/2019 17:21 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Prefeitura de Ribeirão Pires promove projeto “Corpo e Mente Saudável”

Ação atende 64 usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Luzo


Prefeitura de Ribeirão Pires promove projeto “Corpo e Mente Saudável”
Prefeitura de Ribeirão Pires promove projeto “Corpo e Mente Saudável”

Crédito: Divulgação

Com objetivo de promover o bem-estar dos usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Luzo, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve o projeto pioneiro “Corpo e Mente Saudável”.

Grupo de pacientes formado por portadores de obesidade, sobrepeso, diabetes, hipertensão, problemas relacionados à saúde mental ou doenças crônicas se reúnem, de segunda a sexta-feira, às 7h, e participam de caminhadas supervisionadas. Os exercícios físicos e atividades realizadas colaboram para a melhoria da saúde da comunidade e conscientizam sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis.

A equipe que ministra a ação é composta por agentes de saúde, médicos clínicos gerais, psiquiatra, educadores físicos, nutricionista e psicóloga que realizam orientações individuais, palestras e fazem o monitoramento da saúde dos pacientes por meio de exames periódicos.

O trabalho é desenvolvido há cerca de um ano e conta com 64 pacientes. De acordo com a Agente Comunitária de Saúde da USF do Jardim Luzo, Maria de Fátima Duarte Caetano, os participantes do “Corpo e Mente Saudável” têm tido inúmeros benefícios. “Melhoria na qualidade do sono, perda de peso, controle da pressão arterial, controle dos níveis de glicemia e colesterol e melhoria no humor são algumas das mudanças citadas pelos pacientes”, ressaltou.

As Agentes Comunitárias de Saúde também promovem, na USF, o programa “Relaxar com Artesanato”, que oferece aulas de artesanato gratuitas aos usuários de serviço público que buscam uma atividade para passar o tempo e se entreter de forma produtiva.

Comente aqui