Data: 05/05/2021 15:35 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

Prefeitura de Ribeirão Pires convoca professores de Concurso Público

Contratação de profissionais reforça projeto pedagógico e atende demandas da rede municipal de ensino


Crédito: PMETRP

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires está convocando 30 novos professores para reforçar o ensino na rede municipal. Os profissionais, aprovados no Concurso Público N° 04/2019 (prorrogado pela Prefeitura em março desse ano), atuarão como Professor A, que atendem turmas do 1° ao 5° ano do Fundamental e alunos de 4 e 5 anos (Ensino Infantil).

A convocação dos novos professores regulariza problemas enfrentados na Educação Municipal nos últimos anos. Por determinação do Tribunal de Contas, em 2016, a Prefeitura reduziu o número de professores contratados (temporários) e, para atender às demandas da rede, precisou realizar a convocação de profissionais efetivos.

“Na última gestão, mesmo havendo a necessidade de professores concursados para atender as salas de aula, não foram feitas convocações do Concurso Público, o que gerou prejuízo aos estudantes e sobrecarga aos demais profissionais da Educação que tentavam cobrir essa demanda. Mais um problema herdado do passado que está sendo solucionado, principalmente pensando no bom desenvolvimento dos alunos”, explicou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.

A partir da publicação do chamamento dos novos professores A, realizada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, dia 5, os profissionais têm até 20 dias para tomar posse do cargo. Para isso, devem se apresentar à Gerência de RH da Prefeitura, no Paço Municipal (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h).

Além de regularizar a situação dos professores em sala de aula, dentro da realidade da rede municipal de ensino, a convocação também contribuirá no fortalecimento do projeto pedagógico estabelecido pela Secretaria de Educação de Ribeirão Pires.

“O processo de ensino aprendizado depende do aluno e do professor. A falta de um deles gera prejuízo. De forma preliminar, identificamos, por meio de sondagem, que há defasagem no ensino de nossos estudantes do 1° ao 3° ano do Fundamental. Isso se deu pela falta de professores em sala de aula no ano passado. A vinda de novos profissionais vai trazer mais qualidade e a recuperação desses números, com melhores resultados para os estudantes”, explicou a coordenadora da equipe de Orientação Pedagógica da Prefeitura, Nádia Ferreira.

A Secretaria de Educação prevê a convocação de profissionais para o cargo Professor B (professores especialistas) e a contratação de professores temporários (para substituir efetivos em licença) nos próximos meses. Estagiários de pedagogia e de psicologia também deverão ser contratados, por meio de edital, para reforçar as ações pedagógicas da Educação municipal. As atualizações podem ser acompanhadas nos canais oficiais da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Ribeirão Pires.

Comente aqui