Data: 09/04/2013 14:52 / Autor: Redação / Fonte: PMRP

Prefeitura inicia trabalho de capacitação de professores alfabetizadores

Depois da primeira etapa da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, professores da rede municipal tiveram primeiro contato sobre o tema


Professores se reuniram no Teatro Municipal Euclides Menato
Professores se reuniram no Teatro Municipal Euclides Menato

Crédito: Gabriel Mazzo

 

Reunidos hoje (09) no Teatro Municipal Euclides Menato, os professores alfabetizadores da rede municipal de Ribeirão Pires tiveram o primeiro contato com os orientadores de estudo que passaram por etapa de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os orientadores, depois de cada módulo de formação, ficam responsáveis em passar o que foi aprendido em curso para os professores alfabetizadores do município.

Divididos em dois turnos – manhã e tarde – cerca de 200 pessoas, entre professores de primeiro, segundo, terceiro ano (convocados), professores de quarto e quinto ano (convidados) e diretores que aceitaram conhecer o trabalho, estiveram presentes.

Representando o prefeito Saulo Benevides, a vice-prefeita e Secretária de Educação e Inclusão, Leonice Moura, ressaltou durante o evento a importância do trabalho de valorização e formação continuada dos profissionais da rede. “A educação de qualidade passa pelos professores.

É necessário ter técnica e conhecimento para alfabetizar as crianças, estimulando o que há de melhor em cada uma delas”, declarou a vice.

Depois do primeiro contato, os orientadores continuam o desenvolvimento com os professores. Eles devem ministrar curso de formação, acompanhar práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula, avaliar frequência, manter registros de atividades e apresentar relatórios.

A formação inclui tópicos como reconhecimento na formação continuada dos professores; reflexão sobre diferentes concepções; cotidiano de sala de aula; papel das experiências pessoais e profissionais na construção da identidade profissional; importância da trajetória pessoal para compreensão de práticas pedagógicas; planejamento e desenvolvimento de projetos; discussão sobre alfabetização; e aprofundamento de conhecimentos discutidos ao longo da formação.

O PNAIC é um programa integrado de educação, cujo objetivo é alfabetizar em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras. Assim, em parceria do Ministério da Educação (MEC) e das redes de ensino públicas, cursos estão sendo realizados para formar orientadores de estudo que irão capacitar professores alfabetizadores que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I.

Comente aqui