Ribeirão Pires Evento

Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires no Parque Oriental

Evento gratuito, produzido pela Pólen Coletiva, conta com feira de publicações, oficinas, contação de histórias, exposições, atrações musicais, performances, troca de livros

  • Data: 17/08/2022 11:08
  • Alterado: 17/08/2022 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Pólen Coletiva
Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires no Parque Oriental

Crédito:Divulgação

Livros, zines, HQ, ilustrações, gravuras, fotografias, colagens, cadernos, carimbos e serigrafias. A MATUTA está de volta! O universo da produção de artes gráficas e literárias independentes vai tomar conta de Ribeirão Pires entre os dias 08 a 11 de setembro. A 2ª edição do evento, criado e produzido pela Pólen Coletiva, conta com programação online, nos dias 08 e 09/09, e programação presencial, nos dias 10 e 11/09, no Parque Oriental – Milton Marinho de Moraes, em Ribeirão Pires, das 9h às 17h. A programação presencial vai contar com feira de publicações, oficinas, contação de histórias, exposições, espaços interativos, performances, troca de livros e atrações musicais.

Paula Lira, uma das produtoras e curadoras do evento, explica que  a Matuta foi pensada para abrir espaços e valorizar a produção cultural local e regional.  “Estamos em um território considerado culturalmente como periferia e interior de São Paulo, mas é uma região fértil que concentra um número enorme de artistas e fazedores de cultura e que também pode ser reconhecida enquanto pólo cultural e intelectual fora das capitais.  A curadoria quis reconhecer e fortalecer a cena artística pulsante desenvolvida em Ribeirão Pires,  região do ABC e na periferia de São Paulo. Esses artistas que não estão nos holofotes e não ganham reconhecimento”.

As atrações musicais, contação de histórias e performance são todas de profissionais da cidade, já as oficinas são ministradas por artistas de Ribeirão Pires, Mauá e Cotia. O evento também procura promover o intercâmbio com artistas de outras regiões e aproximar o público da produção das artes gráficas e literárias, incentivando a leitura e a formação de público de cultura.

“A Matuta coloca Ribeirão Pires no mapa das feiras de publicações independentes, legitimando a produção cultural, artística e intelectual enquanto atrativo turístico, provando que cultura e turismo andam juntos”, complementa Paula.

A mostra ainda busca fomentar o turismo e promover o potencial que Ribeirão Pires tem para receber e produzir eventos culturais, estimulando a economia criativa e integrando o evento com outros espaços culturais já atuantes no município. Monique Amaral, uma das produtoras e curadoras do evento, explica que a Matuta é a realização de potências. “Uma potência de um coletivo, que vem sonhando e fazendo ela acontecer desde 2020, uma potência de Ribeirão Pires e região para a cultura e turismo cultural. Um sonho coletivo que pairava em que o caos criativo da pandemia botou a faísca necessária para acender e nascer. Um espaço de criação. E é isso que eu acho que a Matuta vem sendo e tem potência pra ser”.

A feira de publicações ocupará todo o Galpão do Parque Oriental e vai reunir 76 expositores entre artistas e editoras independentes de Ribeirão Pires, do ABCDMRR e Alto Tietê, do centro e da periferia de São Paulo, de cidades do interior e do litoral do Estado. Para a seleção dos mais de 100 artistas inscritos na chamada aberta, a curadoria deu preferência a pessoas periféricas, negras, LGBTQIA+, indígenas, PCD e coletivos.

Entre o expositores, estão confirmadas 12 editoras: Lote 42, Coopacesso, Estúdio Molotov HQ, Corsário-Satã, Editora Caixote, Kitembo Literatura, Devora Editorial, Íris Editora, Mocho Edições, Sobinfluência, Selo Harvi e Editorial Couves.

As oficinas, realizadas na Casa do Origami, serão de Xilogravura com Edson Ikê; Zine para Crianças com Mayara Marini (a partir de 6 anos); Serigrafia com Luiza Zelada (luzeprints); Poesia com Maira Garcia; e  Stencil e Grafite com Thiago Vaz. As vagas são limitadas e por ordem de chegada, para participar é necessário fazer inscrição 1h antes do início da atividade.

A programação ainda conta com atrações como Live Painting com Thiago Vaz, contação de histórias com Cecília Castro; MIC Aberto com Território Livre FM e show de Camila Nazareth. A programação do sábado será encerrada com o show de Maria Colibri e Lino Lírio, já no domingo, a festa de encerramento da MATUTA fica por conta do show de Balaio de Canelau.

Food trucks e barracas de comida serão as opções gastronômicas dentro do Parque, mas também é possível a realização de piqueniques em várias áreas de gramado e sombra.

A tradicional feira de artesanato da cidade também estará presente.

Para facilitar o acesso ao público e reduzir a necessidade de carros individuais, a MATUTA oferece translado gratuito entre a Estação de Trem/Praça da Matriz e o Parque Oriental com viagens em um microônibus a cada 30 minutos durante todo o evento, entre às 8h e às 18h30.

Além disso, alguns comércios dos arredores se preparam para oferecer aos visitantes opções gastronômicas e de atrações musicais a partir das 18h, no Happy Hour Matuta!

PROGRAMAÇÃO ONLINE

A programação online vai contar com a MATUTANDO, as mesas de conversa online, que reúnem artistas e publicadores para refletir e compartilhar processos e técnicas, além de discutir temáticas importantes que atravessam o fazer artístico. A MATUTANDO Leitura Viva – Ribeirão Ativa, mesa composta apenas por mulheres,  marca a abertura da MATUTA 2022. O encontro, que reúne ARCA, Comissão da Palavra, Território Livre e Rede Beija-Flor,  é uma forma de homenagear o movimento independente e coletivo, valorizar o trabalho de coletivos que atuam na luta por bibliotecas públicas e comunitárias, projetos de incentivo à leitura, publicações independentes e políticas públicas culturais. Teremos a MATUTANDO Editoras Independentes que reunirá para uma troca de experiências, compartilhando processos, desafios e o mercado independente, as editoras Elefante, Lote 42, COOPACESSO e Kitembo Literatura.

A mesa que fecha a programação online, é a MATUTANDO Meio Ambiente e Arte, sobre processos e técnicas que se preocupam com a sustentabilidade, os resíduos, materiais reaproveitados e não-poluentes. A mesa reúne as artistas Helô Rodrigues, que utiliza tintas naturais em suas aquarelas, Letícia Rodrigues, que reaproveita o refugo de tecidos da moda, como couro e lona para produzir cadernos artesanais, Samanta Ortega que trabalha com reveladores naturais para fotografia analógica e o Prof. Dr. Leonardo Gomes, que pesquisa sobre gravuras e resíduos. Além das mesas, a oficina Papel Reciclado e Tintas Naturais com Valentina Amaranta, também será online, mostrando um passo a passo que será possível ser realizado em casa, reforçando ainda mais as questões ambientais.

Histórico

O nome Matuta, surgiu de uma contradição entre a palavra “matutar”, que traz o significado de discernimento e de refletir muito sobre algo, e o termo “matuto”, adjetivo muitas vezes usado de uma forma pejorativa, para falar do caipira, das pessoas de roça e do interior que não teriam conhecimento. O nome homenageia a região, a sabedoria popular e ancestral, e a produção cultural e intelectual produzida fora da capital. A imagem da preta velha é a personificação da Matuta, ela junto ao pássaro Cambacica, nativo da Mata Atlântica, são os símbolos da identidade visual assinada por Edson Ikê.

O projeto nasceu em 2021, contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc, e teve sua primeira edição entre os dias 18 e 21 de março de forma remota por conta do agravo da pandemia, o isolamento e o fechamento dos parques. A mostra contou com 50 artistas participantes de 16 cidades. Foram mais de 30 horas de transmissão ao vivo no instagram e youtube, entre a programação tiveram mesas de conversas, entrevistas, oficinas, lançamentos de livros e atrações musicais, alcançando mais de 1900 visualizações.

“Assim como a vida vive de transformar uma coisa fazendo outra, a arte e a cultura também o fazem – como o ar que inspiramos vira combustível para nossa vida, a arte que nos inspira afetivamente também é combustível para seguirmos criando, inventando significados, tecendo afetos. E feiras são espaços lindos para essa antropofagia toda: um monte de gente junta, manifestando o que os inspira e trocando com os visitantes”, finaliza Monique Amaral, uma das produtoras e curadoras do evento.

A Matuta – Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires é um projeto produzido pela Pólen Coletiva, contemplado pelo edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc e conta com patrocínio da Gênesis Tinta (oficinas) e com apoio: Senac Lapa Scipião, Aciarp, Martinez Eventos, Território Livre FM, Comissão da Palavra, RBSom, Secretaria de Cultura e de Turismo de Ribeirão Pires.

Programação completa segue abaixo e também no instagram da Feira Matuta

MATUTA – 2ª Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires de 8 a 11 de setembro de 2022

Mais informações e programação completa

8 e 9/09 – Youtube e Instagram

10 e 11/09 – Parque Oriental

MATUTA – 2ª Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires de 8 a 11 de setembro de 2022

PROGRAMAÇÃO ONLINE (Youtube e Instagram)

Abertura

QUINTA 8/09

18H30 MATUTANDO | Leitura Viva –  Ribeirão Ativa com ARCA @arcacidadaosartistas; Comissão da Palavra  @comissao_dapalavra; Rede Beija Flor @beijaflor.rede e Território Livre FM @fmterritoriolivre (Youtube)

20H30 MATUTANDO | Editoras Independentes com Coopacesso @editoracoopacesso, Elefante @editoraelefante, Kitembo @kitembo_literatura e Lote 42  @lote42 (Youtube)

21H30 OFICINA | Papel Reciclado e Tintas Naturais com Valentina Amaranta parte 1

@vale.n.china @kiwitcha (instagram)

SEXTA 09/09

20H30 MATUTANDO | Meio ambiente e arte com Helô Rodrigues @helorodrigues.art, Letícia Rodrigues @lerodrigue.s, Prof. Dr. Leonardo Gomes @leonardo.g.gomes e Samanta Ortega @floraefilme

21H30 OFICINA | Papel Reciclado e Tintas Naturais com Valentina Amaranta parte 2 @vale.n.china @kiwitcha (instagram)

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL (Parque Oriental – Milton Marinho de Moraes)

SÁBADO 10/09

9H – 17H FEIRA DE PUBLICAÇÕES (Galpão)

10H – PERFORMANCE |Escrita ao vivo de poema com Suzana da Costa @suzana.cbl

9H – 11H- OFICINA | Xilogravura com Edson Ikê (Casa do Origami) @edson.ike

11H – INTERATIVO | Jogo Literário Interativo com alunos da ETEC (Casa do Origami)

11H – 13H – ATRAÇÃO|  MIC ABERTO com Território Livre FM @fmterritoriolivre

13H – 15H – OFICINA | Poesia com Maira Garcia (Casa do Origami) @depoisdaluadeontem

14H – 15H – ATRAÇÃO|  MIC ABERTO com Território Livre FM @fmterritoriolivre

15H – 17H –  OFICINA | Zine para crianças com Mayara Marini (Casa do Origami)

Programação Infantil @maymariniproduzines

15H – INTERATIVO | Jogo Literário Interativo com alunos da ETEC (Casa do Origami)

16H – 17H – ATRAÇÃO | Show com Maria Colibri e Lino Lírio @amariacolibri @linocantador

DOMINGO 11/09

9H – 17H FEIRA DE PUBLICAÇÕES (Galpão)

9H30 – 10H – ATRAÇÃO | Contação de Histórias “O Menino e o Vento Norte” com Cecília Castro do Grupo Porandubas de Teatro Programação Infantil @grupoporandubas

10H – 12H – OFICINA |  Stencil e Grafite com Thiago Vaz (Casa do Origami) @thiagovaz.arts

11H – 12H – ATRAÇÃO|  MIC ABERTO com Território Livre FM @fmterritoriolivre

13H – 13H30 – ATRAÇÃO | Contação de Histórias “O Menino e o Vento Norte” com Cecília Castro do Grupo Porandubas de Teatro Programação Infantil @grupoporandubas

14H – 14H30 – ATRAÇÃO| Show com Camila Nazareth @_camilanazareth

14H – 15H – PERFORMANCE | Live Painting com Thiago Vaz @thiagovaz.arts

14H – 16H – OFICINA | Pôster Botânico em Serigrafia com Luiza Zelada (Casa do Origami) @luzeprints

16H – 17H – ATRAÇÃO | Show com Balaio de Canelau (Galpão) @balaiodecanelau

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados