Data: 20/05/2020 16:27 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Médico canta com paciente no Hospital de Campanha de Ribeirão Pires

Theresinha Cardoso, de 85 anos, foi confortada pelo plantonista, Dr. Malek, em mais um gesto de humanização dos atendimentos na rede municipal de saúde


Crédito: João Damásio

A humanização dos cuidados faz parte do processo de recuperação dos pacientes do Hospital Municipal de Campanha de Ribeirão Pires. Na noite dessa segunda-feira, dia 19, em visita aos internados, o médico Dr. Malek Imad e a paciente Theresinha Rosa de Paula Cardoso, de 85 anos, cantaram juntos a música “A Barca”.  O momento, que emocionou a equipe da unidade de saúde, foi registrado em vídeo.

“Durante o dia de ontem, Theresinha estava mais animada. Pela noite, durante visita e exame aos pacientes, percebi que ela estava mais quietinha. Pedi a verificação dos parâmetros de saúde, que estavam normais. Percebi que estava triste e perguntei o que a alegrava. Foi quando me disse que gosta de estar com os filhos e de cantar”, observou Dr. Malek.

“Perguntei qual música ela gostaria de cantar comigo e ela pediu para cantarmos ‘A Barca’, que conhecia porque minha avó cantava para mim. Esse momento foi incrível. Todos os dias, trocamos humanidade no Hospital. O tratamento feito para os pacientes é físico e psicológico. Essa experiência tem sido um grande aprendizado”, contou o plantonista.

Theresinha começou a apresentar sintomas como febre e dores no estômago no dia 9 de maio. No último domingo, dia 17, o quadro se agravou e foi trazida pela família à UPA Santa Luzia, que fez o encaminhamento à internação no Hospital de Campanha de Ribeirão Pires.

A filha, Margarida de Paula Cardoso, 53 anos, se emocionou quando recebeu o vídeo da mãe e do médico cantando na unidade. “É uma bênção saber que profissionais da saúde estão cuidando bem dela. Sempre recebemos vídeos e, quando possível, alguém nos coloca em contato (por videochamada). Ela adora louvar a Deus. Sempre canta na igreja”, contou Margarida, que também atua na área da saúde.

“Estamos acompanhando de forma permanente o trabalho de nossas equipes no Hospital Municipal de Campanha e em toda a rede. Momentos como esse nos enchem de alegria e esperança, pois sabemos que é difícil tanto para o paciente, quanto para os profissionais. Apesar de todos os desafios, o carinho e o cuidado com cada pessoa são verdadeiros aprendizados e nos mostram que estamos no caminho certo nessa luta contra o coronavírus”, avaliou o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, João Gabriel Vieira.

Comente aqui