Data: 21/10/2020 20:00 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Kiko acompanha início da testagem de covid-19 em idosos

A ação acontecerá por etapas, dividida por faixas etárias


Crédito: Divulgação

O prefeito Kiko Teixeira (PSDB) acompanhou hoje (21/12) o início da testagem de covid-19 em idosos em Ribeirão Pires. Trata-se de um novo lote de testes que a cidade recebeu de doação do Instituto Butantã e que possibilitou a ampliação do público testado em Ribeirão Pires, seguindo a prioridade de vulnerabilidade. A cidade já testa os pacientes com sintomas da doença, profissionais de saúde, gestantes e agora os idosos.

A testagem em idosos começou nesta terça-feira, dia 21, e vai se estender até o dia 12 de novembro. A ação acontecerá por etapas, dividida por faixas etárias, na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm I – Rua Ana Maria Rodriguez Fernandez de Lima 170 – Centro (antiga Rua 1º de Maio). Serão distribuídas 250 senhas por dia, que é a capacidade de coleta e processamento dos exames.

Na primeira etapa da testagem, de 21 a 27 de outubro, serão testados os moradores com idade entre 60 a 64 anos. Dos dias 28 de outubro a 3 de novembro, serão testados os moradores com idade entre 65 e 69 anos. A terceira e última etapa acontecerá entre 4 e 12 de novembro, para moradores acima dos 70 anos.

A ação acontecerá todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, 8h às 18h. Para a retirada da senha, será necessária a apresentação de documento com foto (RG ou CNH), Cartão SUS e comprovante de endereço no município.

Além dos kits para testagem, o município foi contemplado com um novo sistema para enviar, via internet, as amostras coletadas, por meio de um leitor chamado Hilab, – dispositivo laboratorial desenvolvido pela Hi Tecnologies em sinergia da Intel e Microsoft. O novo sistema funciona da seguinte forma: as equipes que estão aplicando o teste registram os dados do paciente no sistema, preenchem questionário com informações sobre a doença, coletam sangue e inserem a amostra no leitor, que envia os dados ao laboratório para análise.

Em cerca de 30 minutos, o resultado do teste é disponibilizado ao paciente por sms e/ou e-mail. Na última semana, a ação foi iniciada entre profissionais da rede municipal de saúde. Os testes realizados nesta nova fase são do tipo IGG/IGM.

Comente aqui