Data: 17/06/2019 17:17 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

Fundo Social de Ribeirão Pires e Coop têm parceria para doação de alimentos

Verduras, legumes e frutas com qualidade, que seriam descartados pela aparência, reforçam as refeições de moradores em situação de vulnerabilidade


Fundo Social de Ribeirão Pires e Coop têm parceria para doação de alimentos
Fundo Social de Ribeirão Pires e Coop têm parceria para doação de alimentos

Crédito: Mariana Rodrigues

O Fundo Social de Ribeirão Pires está fortalecendo as ações em atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade no município. Por meio de parceria recém-celebrada com a Cooperativa de Consumo Coop, além de outros mantimentos, a entidade municipal passou a distribuir hortifrutis – legumes, verduras, frutas, ovos, entre outros. Mais de 60 entidades cadastradas junto ao Fundo Social da cidade são contempladas pelas doações, seguindo calendário de distribuição.

Em maio desse ano, a Coop apresentou ao Fundo Social a proposta de doação de alimentos do setor de hortifruti da Cooperativa que seriam descartados. Diariamente, verduras, legumes e frutas que não são mais considerados adequados para exposição aos clientes, mas que têm qualidade para consumo, são selecionados por equipe da Coop e retirados por profissionais do Fundo Social de Ribeirão Pires.

“Um alimento que o consumidor muitas vezes descarta por não estar com a aparência bonita, mas que ainda estão bons para consumo, deixa de ser descartado e passa a reforçar as refeições de pessoas carentes, grande parte delas assistidas por entidades sociais. Muito mais do que um gesto de responsabilidade ambiental e de reaproveitamento de alimentos, esse é um ato de amor. Somos gratos à Coop pela parceria e por fazer parte da corrente do bem que a cada dia mais cresce em Ribeirão Pires”, declarou a primeira-dama e presidente do Fundo Social da cidade, Flávia Dotto.

O gerente da Coop – unidade Ribeirão Pires (Avenida Humberto de Campos), explicou que, com a ação, a quantidade de produtos descartados foi reduzida. “Nossa ideia inicial era reduzir o impacto com o descarte de alimentos. Temos as duas unidades de Ribeirão Pires participando da ação”, afirmou. Do final de maio até essa semana, cerca de duas toneladas de alimentos foram repassadas ao Fundo Social de Ribeirão Pires.

Carlos Roberto Silva, gestor da Benassi – empresa responsável pelo setor de hortifruti da Coop – explica o cuidado das equipes na seleção dos alimentos. “Não mandamos nada que esteja impróprio. Se a gente não consome, não vamos enviar ao próximo”, observou.

Além de atender entidades sociais cadastradas, o Fundo Social promove a distribuição dos alimentos doados pela Coop em encontros promovidos semanalmente em bairros afastados. O Fundo esteve nas últimas duas semanas no Jardim Iramaia e no Jardim Serrano. Nas atividades, os moradores podem selecionar os itens disponíveis, entre outras doações que são levadas pela entidade.

Comente aqui