Data: 18/06/2019 13:50 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

Escola de Ribeirão Pires recebe visita de representantes do Instituto Ayrton

Visitantes conferiram de perto a evolução dos programas “Gestão Política da Alfabetização” e “Gestão Nota Dez” na rede municipal da cidade


Visitantes conferiram de perto a evolução dos programas “Gestão Política da Alfabetização” e “Gestão Nota Dez” na rede municipal da cidade
Visitantes conferiram de perto a evolução dos programas “Gestão Política da Alfabetização” e “Gestão Nota Dez” na rede municipal da cidade

Crédito: Manoel Batista

A Escola Municipal Manoel Baptista da Silva, situada no Jardim Esperança – Ribeirão Pires, recebeu na ultima quinta-feira, dia 13 de junho, visita de integrantes e apoiadores do Instituto Ayrton Senna. O grupo conheceu, junto com equipe gestora da Secretaria de Educação do município, a evolução de dois programas implantados pelo Instituto em parceria gratuita com a Prefeitura - “Gestão Política da Alfabetização” e “Gestor Nota 10”.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Educação, Flávia Banwart, Silvia Mattiazzo, gerente de implementação do Instituto Ayrton Senna, representantes do Itaú – patrocinador do Instituto, além de todo o corpo docente da escola. Os visitantes acompanharam a rotina escolar dos alunos e ainda participaram de atividades pedagógicas realizadas na unidade.

Para a secretária de Educação, Flávia Banwart, a parceria com o Instituto é um dos mecanismos para os avanços na qualidade de ensino na rede municipal. "Com o apoio do Instituto Ayrton Senna, é possível, entre outros aspectos, realizar avaliações diagnósticas para constatar o nível de aprendizagem das crianças, buscando identificar aquelas que já estão alfabetizadas. Há também o controle de leitura de livros, tarefas de casa, presenças e faltas, ou seja, o constante acompanhamento do fluxo escolar”, explicou a secretária.

Eduardo Lozzi, representante do Itaú Cartões, disse que o objetivo da visita foi acompanhar o impacto que a parceria da Prefeitura com o Instituto gera no ensino básico. ”É um privilégio conhecer de perto essa parceria que proporciona um futuro melhor para as crianças”.

Cerca de 2.400 alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires participam dos projetos "Gestão Política da Alfabetização” e “Gestão Nota 10", promovidos pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Educação da cidade.

Sem gerar custos ao município, o programa “Gestão Política da Alfabetização” tem proposta inovadora, que utiliza o conceito de alfabetização integral.  O objetivo é alfabetizar todos os alunos do ciclo inicial por meio da modernização dos processos de gestão (educacional, escolar e da sala de aula), do compartilhamento de responsabilidades entre as instâncias e da formação dos profissionais envolvidos.   

Por meio da parceria, além de outros investimentos da Prefeitura no setor, Ribeirão Pires foi o município do ABC com a maior evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Dados do Ministério da Educação indicam que o município saltou da nota 6,3 em 2015 para 7 em 2017, superando, inclusive, a meta prevista para o ano, que era de 6,6. Pela projeção do Ideb, a rede municipal teria como meta atingir a nota 7 apenas em 2021.

Crédito: Manoel Batista

Comente aqui