Data: 22/08/2019 13:27 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Entidades de Ribeirão recebem alimentos arrecadados no Festival do Chocolate

Apoiado pela Prefeitura, Fundo Social da cidade reuniu instituições em evento que marcou a entrega simbólica das 126 toneladas de mantimentos doados


Entidades de Ribeirão recebem alimentos arrecadados no 13º Festival do Chocolate
Entidades de Ribeirão recebem alimentos arrecadados no 13º Festival do Chocolate

Crédito: Mariana Rodrigues

O Fundo Social de Ribeirão Pires realizou na noite dessa quarta-feira, dia 21, evento que marcou a entrega simbólica das 126 toneladas de alimentos arrecadados durante o 13º Festival do Chocolate. Os mantimentos, trocados por ingressos para o evento, contemplarão cerca de 8 mil famílias assistidas por 151 instituições assistenciais, religiosas e associações de moradores de bairro do município. O evento foi promovido no Di Fieri, com o apoio de parceiros, sem gerar custos ao Fundo Social.

“Esse é um momento de muita emoção para todos nós que estivemos mobilizados no trabalho de arrecadação, triagem e, agora, destinação dos alimentos para as entidades. Com sentimento de gratidão e dever cumprido, sabemos que todo o esforço da Prefeitura e de nossas equipes do Fundo Social, além, claro, das contribuições dos visitantes do Festival, vão fazer muita diferença na vida das pessoas que mais precisam desse gesto de amor e de carinho. Só temos a agradecer a todos os que participaram dessa ação”, declarou, durante o evento, a presidente do Fundo Social e primeira-dama de Ribeirão Pires, Flávia Dotto.

Durante o 13º Festival do Chocolate, realizado entre 19 de julho e 4 de agosto, no Complexo Ayrton Senna, cada ingresso foi trocado por 1Kg de alimento não-perecível. Os ingressos foram necessários para a entrada na festa a partir das 17h, todos os dias. Alimentos como arroz, feijão, macarrão, óleo, leite e farinha foram doados pelos visitantes. Os mantimentos foram selecionados e estão sendo retirados pelas instituições da cidade na sede do Fundo Social. Cada entidade recebeu quantidade de donativos proporcional ao atendimento que realiza.

Entre as entidades assistenciais contempladas com os donativos está a Associação Santana Crianças de Ribeirão Pires, que há 19 anos atua no município. A instituição oferece cinco refeições diárias às 22 crianças e adolescentes, com idade entre zero e 18 anos, acolhidas no local. Pelo terceiro ano consecutivo, os alimentos doados no Festival do Chocolate irão fortalecer projetos desenvolvidos.

“Reverteremos os recursos que seriam utilizados no preparo das refeições para outras ações. Os alimentos vêm sempre em boa hora. Os visitantes do Festival devem saber a dimensão social da contribuição que realizam quando vão assistir um show ou comer algo na festa. Eles ofertam um alimento que beneficiará entidades que trabalharão muito com os mantimentos”, avaliou Celi Barreto, representante da Associação Santana.

O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, reforçou o bem sucedido formato do Festival do Chocolate, que nas últimas três edições retomou e fortaleceu o caráter social da festa. “O evento tem se consolidado como um espaço seguro, familiar, que oferece ao público cultura, lazer, boa gastronomia e que estimula a economia local, com a criação de empregos e a movimentação da cadeia de comércio e serviços na cidade. A entrega dos donativos arrecadados com a troca dos ingressos é um dos resultados finais que demonstram a grandiosidade do Festival e simbolizam seu objetivo de promover o bem-estar e o desenvolvimento de Ribeirão Pires”, declarou Kiko Teixeira.

Maria Ignes Bartcus, diretora social do Grupo de Estudos a Caminho da Luz, instituição que há mais de 40 anos realiza trabalhos de evangelização, assistência espiritual e presta assistência à famílias da cidade, reforçou a importância das doações encaminhadas pelo Fundo Social. “Significa muito. Realizamos, aos domingos, trabalho com essas pessoas. Servimos café da manhã, almoço e oferecemos sacola com alimentos para a semana. Fazemos o trabalho com um pouquinho de sacrifício durante todo o ano, então os donativos do Festival são um reforço muito grande”, explicou.

O trabalho de triagem dos mantimentos arrecadados contou com a colaboração de mais de 100 voluntários das entidades contempladas pelas doações, além da equipe do Fundo Social.

Na 11ª edição do evento, foram 34 toneladas de alimentos arrecadados, que contemplaram 30 entidades. No ano seguinte, 12º Festival do Chocolate, foram 93 toneladas de mantimentos doados pelos visitantes, que atenderam cerca de 110 instituições. Nessa 13ª edição, as 126 toneladas de alimentos contemplarão 151 entidades assistenciais, casas de convivência da terceira idade, comunidades terapêuticas, igrejas evangélicas, associações de bairro, igrejas e movimentos católicos, e centros espíritas.

O evento de entrega dos alimentos às entidades contou com o apoio da JMA, do cantor Ricardo Reis, Rosana Redivo, Gabi Flores, Coop e Di Fieri Buffet.

Comente aqui