Data: 11/06/2019 09:37 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

Educação de Ribeirão Pires é destaque no evento Alfabetização 360°

Os avanços obtidos com parceria entre a Prefeitura e o Instituto Ayrton Senna foram apresentados durante evento


Educação de Ribeirão Pires é destaque no Alfabetização 360° do Instituto Ayrton Senna
Educação de Ribeirão Pires é destaque no Alfabetização 360° do Instituto Ayrton Senna

Crédito: Mariana Rodrigues

A qualidade de ensino da rede municipal de Ribeirão Pires foi destacada no evento “Alfabetização 360° na perspectiva da educação integral”, promovido nesta segunda-feira, dia 10 de junho, pelo Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. O prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Adler Teixeira - Kiko, a secretária de Educação, Flávia Banwart, as coordenadoras pedagógicas das nove escolas municipais de Ensino Fundamental e as orientadoras pedagógicas da Prefeitura participaram do evento.

Durante a atividade, foram apresentadas pelos representantes do Instituto evidências das causas do analfabetismo e os possíveis caminhos e políticas públicas para que crianças e jovens do Brasil tenham a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial e, assim, transformar suas vidas e a realidade brasileira.

Os avanços obtidos com as políticas públicas educacionais implementadas em Ribeirão Pires foram mencionados durante vídeo institucional apresentado pela gerente-executiva de Educação do Instituto, Inês Kisil  Miskalo.

“É para nós motivo de muito orgulho e alegria ver o reconhecimento do trabalho sério que está sendo desempenhado. Nesse sentido, a parceria com Instituto está nos auxiliando a cumprir o compromisso de desenvolver uma boa educação que é a base para a construção de um futuro de melhores oportunidades a todos”, disse o prefeito.

Cerca de 2.400 alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires participam dos projetos "Gestão Política da Alfabetização” e “Gestão Nota 10", promovidos pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Educação da cidade.

Sem gerar custos ao município, o programa “Gestão Política da Alfabetização” tem proposta inovadora, que utiliza o conceito de alfabetização integral.  O objetivo é alfabetizar todos os alunos do ciclo inicial por meio da modernização dos processos de gestão (educacional, escolar e da sala de aula), do compartilhamento de responsabilidades entre as instâncias e da formação dos profissionais envolvidos.  

Por meio da parceria, além de outros investimentos da Prefeitura no setor, Ribeirão Pires foi o município do ABC com a maior evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Dados do Ministério da Educação indicam que o município saltou da nota 6,3 em 2015 para 7 em 2017, superando, inclusive, a meta prevista para o ano, que era de 6,6. Pela projeção do Ideb, a rede municipal teria como meta atingir a nota 7 apenas em 2021.

Crédito: Mariana Rodrigues

Comente aqui