Data: 04/12/2019 17:02 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Dia “D” do Programa Saúde na Escola leva orientações e serviços à Praça Central

Apresentações culturais, exposições e serviços de saúde gratuitos foram oferecidos para a população


Dia “D” do Programa Saúde na Escola leva orientações e serviços à Praça Central
Dia “D” do Programa Saúde na Escola leva orientações e serviços à Praça Central

Crédito: Mariana Rodrigues

A Praça Central de Ribeirão Pires recebeu nesta terça-feira, 3 de dezembro, atividades do Dia “D” do Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa das secretarias de Saúde e de Educação da Prefeitura levou serviços e orientações sobre prevenção à doenças e promoção do bem-estar.

A programação contou com peças teatrais “Um mosquito é maior que uma nação. Só que não”, da Escola Municipal Yohihiko Narita, da Santa Luzia; e “Meu querido rabanete”, da E.M. Irmã Maria Bernadete Bandeira de Seixas, da Quarta Divisão.

Os alunos da Escola Municipal Maria Siqueira de Paula, no Pilar Velho, receberam do prefeito em exercício, Gabriel Roncon, e da secretária de Educação, Flávia Banwart, certificado pelo trabalho pedagógico sobre a dengue, desenvolvido no projeto “Escola e Família – resgatando valores”.

“A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção da saúde e de prevenção de doenças. Com a adesão do município ao PSE, nossa gestão tem desenvolvido atividades intersetoriais com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes”, afirmou o prefeito em exercício, Gabriel Roncon.

Além das atividades culturais, foram expostos trabalhos pedagógicos sobre alimentação saudável preparados pelas escolas municipais Herbert de Souza, no Jardim Caçula; Francisco Lourenço de Melo, no Jardim Iramaia; e Lavínia Figueiredo Arnoni, no Centro Alto. Ações de conscientização promovidas nas unidades escolares sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti também foram expostas.

Estiveram disponíveis, ainda, os serviços de orientações sobre nutrição, cobertura vacinal; Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids); distribuição de preservativos; exame preventivo ao câncer bucal; além de orientações sobre saúde bucal.

O PSE, por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação promove a formação de professores; acompanhamento da saúde dos alunos em avaliações periódicas; palestras; além do desenvolvimento de trabalhos pedagógicos com temas relacionados à promoção e atenção à saúde.

Solange de Souza, mãe da aluna Julia Gabrielle, de 10 anos, da E.M. Maria Siqueira de Paula, aprovou as atividades. “É muito importante para conscientização das crianças que levam esse aprendizado para toda a família”, disse.

Em Ribeirão Pires, o Programa Saúde na Escola está presente nas 33 unidades municipais, atendendo quase 9 mil estudantes. A iniciativa teve como objetivo atualizar calendário de vacinas das crianças e adolescentes; realizar avaliações em saúde bucal; ações de segurança alimentar e promoção para a uma alimentação saudável; prevenção ao uso de álcool, e outras drogas; promoção de cultura, paz e prevenção de violência.

Crédito: Mariana Rodrigues

Comente aqui