Data: 06/05/2020 14:23 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Curso Básico de LIBRAS ganha reforço por meios digitais em Ribeirão Pires

Durante período de isolamento social, Prefeitura mantém troca de conteúdo entre alunos e professora pelo WhatsApp e redes sociais


Curso Online Libras - Ribeirão Pires
Curso Online Libras - Ribeirão Pires

Crédito: PMETRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Participação e Inclusão Social (Spais), encontrou alternativa no universo digital para não suspender o curso básico gratuito de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais voltado à munícipes (com prioridade para surdos e àqueles que tenham proximidade com a comunidade surda). No período de combate à pandemia do coronavírus, a Internet é meio alternativo que garante a sequência do planejamento de aulas semestral.

Toda semana, a professora e intérprete de Libras Tainara Quirino do Nascimento encaminha, por meio do WhatsApp, frases ou histórias para que os alunos não parem de estudar. "Essa é uma iniciativa para incentivá-los a praticar, mesmo longe da sala de aula, e com o uso de outras ferramentas. Em nosso grupo, no WhatsApp, eles também compartilham muito material entre si", completou.

O curso, ministrado anteriormente na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Ribeirão Pires, com uma aula semanal com duas horas de duração, conta com 90 alunos, com idades que variam entre 19 e 70 anos.

"Achei fantástica a alternativa encontrada para prosseguirmos praticando a linguagem de sinais, mesmo à distância! Além disso, possibilita que eu continue me comunicando com a minha prima, surda. Ela já não fica tão isolada", explicou a moradora do Parque das Fontes, Maria Helena Pereira Dalbo, 52 anos.

Comente aqui