Data: 21/10/2019 10:22 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

CME de Ribeirão Pires aprova Currículo de Educação Infantil

Iniciativa da Prefeitura, documento inédito foi elaborado com a participação de profissionais do setor


Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Pires aprova Currículo de Educação Infantil
Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Pires aprova Currículo de Educação Infantil

Crédito: PMETRP

Membros do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Pires (CME) aprovaram na última quinta-feira, dia 17 de outubro, o Currículo de Educação Infantil Municipal. O documento inédito na cidade foi elaborado por iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. A ação está alinhada à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e atende a legislação vigente, garantindo o direto da aprendizagem de forma integral.

Os encontros de elaboração do Currículo Infantil tiveram início em abril deste ano. O processo contou com a participação de professores, gestores escolares, representantes sindicais e de membros da equipe técnica da Secretaria de Educação.  Antes de ser submetido ao Conselho Municipal de Educação, o conteúdo proposto para o Currículo passou por consulta popular. O documento também foi aprovado em Conferência com a participação de 250 profissionais da educação e pais de alunos.

De acordo com a presidente do CME, Juliana Roncon, o Conselho analisou a proposta curricular. “É perceptível que documento foi elaborado de forma coletiva, ou seja, por professores, considerando as práticas pedagógicas. Além disso, ele (currículo) garante o desenvolvimento pedagógico natural das crianças e contribui para chamar a atenção da sociedade para o fato de que creche não é só para cuidados, mas também local de muito aprendizado, estimulado pelos professores”, ressaltou.

O documento aborda os seguintes eixos temáticos:  I – Inclusão, Equidade, Diversidade Racial e Igualdade; II - Competências Gerais, Direitos de Aprendizagem e Interdisciplinaridade; III - Matemática, Arte e Movimento; IV – Panorama da educação infantil, Infância e Criança, e Rotina/Movimento do Sono; V- Educação ambiental, Educação Alimentar e Contribuições Didáticas.

Após essa etapa de aprovação do currículo pelo CME, a Secretaria de Educação promoverá, no próximo mês, o lançamento do documento com a participação da comunidade escolar, professores e gestores.

Comente aqui