Data: 03/12/2021 19:23 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

CEA Bertha Lutz promove oficina de Tintas Naturais

Evento fez parte das preparações para a Festa das Flores e Frutas que acontece nesse fim de semana


Crédito: Divulgação PMETRP

O Centro de Educação Ambiental Bertha Lutz, localizado no Parque Prof. Luiz Carlos Grecco, promoveu nesta sexta-feira, dia 03, uma oficina de tintas naturais que contemplou munícipes e professores da rede de ensino de Ribeirão Pires. A aula teve como objetivo ensinar sobre a produção de tintas naturais utilizando matérias-primas retiradas da natureza de forma sustentável.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano da Estância. A ação foi pensada para abranger o tema da Festa das Flores e Frutas que acontece neste fim de semana.

“Nosso objetivo foi trazer essas tintas naturais para serem trabalhadas em escolas e até em casa, com esse conceito de trazer a natureza para expandir o que temos dentro da gente através da arte”, explicou a engenheira agrônoma, Juliana Nogueira Westerich Cerezoli, que ministrou as aulas.

Os participantes aprenderam sobre a história das tintas naturais, as formas de obtenção de pigmentos, quais matérias primas utilizar e dos cuidados necessários para esse processo. Seguido de práticas para a produção de nove cores diferentes de tintas, cada uma utilizando matérias-primas diferentes, por exemplo, açafrão para produção de amarelo, espinafre para o verde e beterraba para o vermelho, entre outras cores. Ao fim da oficina os alunos puderam realizar artes que ficarão expostas durante todo o fim de semana na Festa de Frutas e Flores.

Comente aqui