Data: 19/07/2019 15:03 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Casa da Acolhida de Ribeirão Pires reforça os atendimentos aos moradores de rua

Local disponibiliza alimentação e todo o apoio necessário aos assistidos. Ações são reforçadas nos períodos de baixas temperaturas


A Associação Casa da Acolhida da Grande São Paulo – conhecida como Casa da Acolhida, tem reforçado os atendimentos aos moradores em situação de rua, durante o forte inverno desse ano. Em Ribeirão Pires, o trabalho é realizado, há 15 anos, pela instituição. Nessa quinta-feira, dia 18, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki, acompanhou as ações realizadas pela Casa da Acolhida.

"Estamos acompanhando de perto os serviços prestados pelas entidades sociais do nosso município, para dar suporte na melhoria dos atendimentos oferecidos à população em situação de vulnerabilidade social. Nosso objetivo é sempre a evolução e o fortalecimento da assistência social", afirma a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

Em parceria com a Prefeitura, inclusive com o apoio da Guarda Civil Municipal, a entidade de passagem promove rondas pelo município. A instituição possui veículo devidamente identificado para realizar rondas pelo município, especialmente nos pontos onde os moradores de rua costumam a ficar.

O serviço é integralmente gratuito. Os profissionais que atuam na abordagem dos moradores em situação de rua usam uniformes e identificação. A pessoa em situação de rua não é obrigada a ir à Casa da Acolhida. O atendimento é feito apenas com o consentimento do morador.

O local tem capacidade para o acolhimento de até 40 pessoas/dia, disponibiliza - além de espaço para dormir, se alimentar, tomar banho, entre outros cuidados – apoio social para emissão de documentos, reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem. O trabalho é feito por equipe treinada, que conta com assistentes sociais e psicólogo.

O espaço da Casa é estruturado, de forma separada, para o atendimento de homens e mulheres, prezando pela segurança e bem-estar dos moradores. O local também conta com canil para o acolhimento dos animais das pessoas assistidas.

O serviço pode ser acionado pelo telefone 4829-3090. A Casa da Acolhida está situada na Rua Eraldo Nascimento de Paula, Vila Bonita.

Campanha do Agasalho 2019 – Além de atuar para o atendimento de moradores em situação de rua, a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Ribeirão Pires, está reforçando a divulgação da Campanha do Agasalho no município. Em mais de 50 pontos de arrecadação pela cidade, a população pode contribuir com a doação de cobertores, blusas, calçados, entre outras peças de frio em bom estado de conservação.

Os itens arrecadados já estão sendo triados e encaminhados à famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social da cidade, por entidades e em comunidades do município. Confira os pontos de arrecadação no site www.ribeiraopires.sp.gov.br.

Crédito: pmetrp

Comente aqui