Data: 11/11/2019 10:37 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Carreta da Mamografia atende até essa quarta-feira em Ribeirão Pires

Unidade do Governo do Estado disponibiliza 25 senhas por período de atendimento. Mulheres acima de 50 anos não precisam do pedido médico


Carreta da Mamografia
Carreta da Mamografia

Crédito: Mariana Rodrigues

Seguem até essa quarta-feira, dia 13, os atendimentos da Carreta da Mamografia “Mulheres de Peito” do Governo do Estado de São Paulo, em Ribeirão Pires. A partir das 9h, a equipe da unidade distribui 50 senhas para a realização do exame. A Carreta está estacionada na Rua João Domingues de Oliveira, altura do número 48 – em frente às Casas Bahia.

Mulheres com menos de 50 anos poderão realizar a mamografia mediante a apresentação de pedido médico – pode ser do SUS ou de rede particular. Acima de 50 anos, as moradoras podem fazer o exame sem a necessidade da guia médica. O resultado da mamografia será disponibilizado na Carreta – em torno de 4 dias após a realização do exame.

Sebastiana Pacheco Pires, 70 anos, moradora do Parque Aliança, realiza de forma permanente exames de rotina na Unidade de Saúde do Guanabara. A vinda da Carreta foi aprovada por Sebastiana. “Bom que aqui não precisa nem do pedido, mas tem que chegar cedo. Vale a pena”, avaliou.

Nos dias 14 e 16 de novembro, serão realizados exames de ultrassom para casos em que houver alteração na mamografia. Ao final da campanha, os resultados que não forem retirados na Carreta poderão ser retirados na UBS Central da cidade.

A Carreta da Mamografia do Estado vem ao município atendendo solicitação da deputada estadual Carla Morando. Na última terça-feira, dia 5, primeiro dia de atendimentos na cidade, a parlamentar esteve na unidade e, acompanhada do prefeito Adler Teixeira – Kiko, e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, acompanhou os primeiros atendimentos na Carreta. “Vamos trabalhar para trazer a unidade mais vezes para a cidade. Tenho um carinho muito especial por Ribeirão Pires”, disse a deputada.

O prefeito Kiko conversou com moradoras que aguardavam a realização do exame e relembrou a importância da prevenção. “A realização de exames preventivos é essencial para o diagnóstico precoce de doenças que têm cura, como o câncer de mama. Por essa razão, estamos modernizando a estrutura da rede municipal de saúde de Ribeirão Pires e buscando apoios como da deputada Carla Morando”, declarou.

Desde o primeiro semestre desse ano, a rede municipal de Ribeirão Pires conta com mamógrafo próprio – no Hospital e Maternidade São Lucas. A Carreta da Mamografia do Estado reforça as ações realizadas pelo município. Desde o início das atividades do mamógrafo, mais de 1400 exames foram realizados.

Comente aqui