Data: 11/06/2019 15:59 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

Atividades com escoteiros encerram Semana do Meio Ambiente

Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu, durante o mês de junho, série de atividades de conscientização ambiental


Cerca de 200 crianças do Grupo de Escoteiros da região do Grande ABC participaram do evento
Cerca de 200 crianças do Grupo de Escoteiros da região do Grande ABC participaram do evento

Crédito: PMETRP

A Prefeitura da Estância Turística da Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu no último sábado, dia 8, o encerramento das atividades educativas da Semana do Meio Ambiente. Cerca de 200 crianças do Grupo de Escoteiros da região do Grande ABC participaram do evento, realizado na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna – na região central da cidade.

A ação contou com o apoio das Secretarias de Educação e Transportes e Trânsito, em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental de Ribeirão Pires (NEARP). O evento também fez parte do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (Muteco).

Na programação foram desenvolvidas oficina de "Produção de Tintas Naturais", do grupo S.O.S Abelhas sem Ferrão; exposição de animais com o biólogo e diretor do Bioparque Macuco de Mauá, Ronaldo Morais; além do “Mini circuito de trânsito” - ação da Secretaria de Transportes e Trânsito do município, que tem por objetivo contribuir no processo de aprendizado e conscientização das crianças sobre a importância de respeitar as leis de trânsito.

A escoteira Melissa Martins, de 9 anos, aprovou as atividades. “Adorei todas as oficinas e vou ensinar minha família a fazer tintas naturais com recursos que temos em casa”, disse.

Outras ações - As atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente tiveram início no dia 4 de junho. Para marcar a data, a Secretaria de Meio Ambiente lançou versão on-line da Cartilha de Arborização, disponível no site da Prefeitura (www.ribeiraopires.sp.gov.br). O documento orienta sobre plantio de árvores, cuidados com poda, espécies e tudo que envolve a atividade em espaço urbano. O material atende uma das diretrizes do Programa Município Verde e Azul (PMVA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do qual a cidade participa. Outras ações também foram desenvolvidas nas Escolas Municipais, como palestras e oficinas.

“É cada vez mais importante incentivar as crianças a criarem novos hábitos no dia a dia, que proporcionem a economia dos recursos naturais. Elas, certamente, falarão com os pais sobre o que aprenderam e disseminarão boas práticas”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Wanessa Isidio.

Crédito: PMETRP

Comente aqui