Data: 07/11/2019 10:18 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Arrecadação de garrafas PET para o Natal Espetacular termina nessa semana

A ação envolve cerca de 2 mil alunos do Ensino Fundamental I e II de duas escolas municipais


Gincana Cooperativa
Gincana Cooperativa

Crédito: Mariana Rodrigues

A 2ª edição da Gincana Cooperativa, ação promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, em parceria com o Fundo Social da cidade, segue nas escolas municipais Engenheiro Carlos Rohm – Unidade I, no Jardim Itacolomy, e na Professor Sebastião Vayego de Carvalho, em Ouro Fino, até essa sexta-feira, dia 8 de novembro.

A Gincana promove a arrecadação de garrafas PET que serão reaproveitadas na confecção de enfeites para o projeto “Natal Espetacular”. As peças feitas com material reciclável irão decorar trecho da Vila do Doce. Os enfeites serão confeccionados por artesãos da cidade.

O “Natal Espetacular”, promovido pelo Fundo Social, tem como meta estimular a preservação do meio ambiente, além de valorizar o trabalho dos artesãos locais. A ação conta com o apoio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente.

A novidade nesta segunda edição é que além das garrafas, as tampinhas das PET serão encaminhadas para APRAESPI – Associação de Prevenção Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires. Os recursos arrecadados serão revertidos para compra de cadeiras de rodas. Outra novidade da Gincana é que parte das garrafas e materiais não utilizados para a decoração do projeto “Natal Espetacular” serão destinados para a Cooperpires – Cooperativa de Catadores de Ribeirão Pires, que encaminha para reciclagem.

A ação envolve cerca de 2 mil alunos do Ensino Fundamental I e II. A turma de alunos que contabilizar mais pontos, em cada uma das escolas, irá visitar um importante ponto turístico da cidade, a Torre de Miroku.

Entre as regras para a contabilização dos pontos estão: as garrafas podem ser de qualquer cor, não podem estar amassadas, devem estar limpas e com tampa. Serão contabilizados 100 pontos a cada 5 garrafas PET de 2 litros, 10 garrafas PET de 600ml ou 10 garrafas PET ‘caçulinha’.

No ano passado, as duas escolas participantes arrecadaram mais de 10O mil garrafas PET. A escola campeã foi a E.M. Sebastião Vayego de Carvalho. A turma vencedora visitou o Zoológico de São Paulo.

Comente aqui