Data: 28/05/2020 17:42 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Alunos de Ribeirão Pires participam do Dia do Brincar

Professores e gestores enviaram propostas de brincadeiras à distância, por meio canais digitais, dentro do programa “Aprendendo em Casa”


Alunos da rede municipal de Ribeirão Pires participam do Dia do Brincar
Alunos da rede municipal de Ribeirão Pires participam do Dia do Brincar

Crédito: PMETRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, celebrou nesta quinta-feira, dia 28 de maio, o Dia Mundial do Brincar, com uma abordagem diferente devido à suspensão das aulas presenciais nesse período de combate ao coronavírus. Para estimular a criatividade e reforçar os laços familiares, coordenadores e professores dos alunos das Escolas de Educação infantil prepararam atividades e passatempos.

As propostas de brincadeiras foram enviadas por meio de plataformas digitais, como Facebook e WhatsApp, com objetivo de desenvolver a coordenação motora, criatividade, cooperação, além de proporcionar momentos de recreação com aprendizado. A ação integra o calendário da rede municipal de ensino e foi realizada dentro do programa “Aprendendo em Casa”.

Aprendendo em Casa - Para viabilizar o projeto “Aprendendo em Casa”, professores da rede municipal que estavam em período de recesso desde a suspensão das aulas presenciais, no dia 23/03, foram convocados a realizar o teletrabalho – home office.

A secretária de Educação de Ribeirão Pires, Flávia Banwart, explica os profissionais estão engajados e disponíveis para atender as famílias devido à mudança na rotina. “No momento, não podem ser dadas aulas presenciais em função do isolamento social.  Porém, a Secretaria de Educação está recebendo informações sobre o andamento das atividades pedagógicas. Muitas famílias estão se adaptando bem, estimulando o aprendizado, lendo e interagindo com os filhos”, explicou a secretária.

Sobre a data – O Dia Mundial do Brincar, criado em 1999, celebra o artigo 31.º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que brincar é um direito. A data tem o objetivo de relembrar que o brincar é uma fonte inesgotável de alegria, uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, além de ser essencial para a saúde física e mental.

Comente aqui