Data: 11/11/2019 13:55 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Alunos do “Gol do Brasil” visitam Cooperpires

Estudantes do projeto social da CBF, Prefeitura de Ribeirão Pires e WTC conheceram trabalho de reciclagem realizado pela cooperativa da cidade


Alunos do Gol do Brasil visitam CooperPires
Alunos do Gol do Brasil visitam CooperPires

Crédito: Mariana Rodrigues

Cerca de 160 crianças e jovens matriculados no “Gol do Brasil”, projeto social da CBF promovido em Ribeirão Pires por meio de parceria com a Prefeitura e o WTC, visitaram na última sexta-feira, dia 8, a Cooperpires – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do município. Situado ao lado do campo de futebol da Vila Gomes, onde acontecem as aulas do Gol do Brasil, o galpão da Cooperpires recebe todo o material reciclável coletado por cooperados.

Nicolas Carvalho de Moraes, 13 anos, estudantes do 8º ano da Escola Estadual Álvaro de Souza Vieira, conheceu mais sobre o trabalho realizado no local. O jovens, que reside no Parque Aliança, passa diariamente em frente à área onde está localizado o galpão de triagem da Cooperpires, mas não sabia o que era feito ali. “Agora sei melhor como funciona todo o processo, feito por etapas de separação de materiais como plástico e papel. Esse trabalho é bem importante, porque eles ajudam cada vez mais o meio ambiente”, disse.

Maria das Dores Moreira da Silva, 71 anos, é uma das fundadoras da Cooperpires. A cooperada, que atua há 15 anos com a reciclagem, aprovou a visita dos estudantes. “Sabendo da importância da reciclagem, eles levam essa informação para casa e ajudam a ampliar os materiais separados e destinados para separação. Isso fortalece nosso trabalho, aumentando o volume de produtos que a gente tria e destina para a reciclagem”, avaliou.

A responsável pelo Núcleo de Treinamento do Gol do Brasil em Ribeirão Pires, Denise Harumi, contou que a visita foi realizada a convite de um dos catadores de material da Cooperpires. “O Nildo, catador, sempre passava por aqui e nos chamou para conhecer o trabalho que fazem no galpão, aqui do ladinho do campo. Durante nossas rodas de conversa, antes do início de cada aula, abordamos assuntos que ajudam na construção da cidadania. A visita à Cooperpires faz parte desse contexto educacional, que atende a metodologia do Gol do Brasil”, explicou.

As quatro turmas do Gol do Brasil visitaram o galpão de triagem da Cooperpires – duas no período da manhã e duas no período da tarde.

Comente aqui