Data: 20/09/2019 09:05 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Alunos de curso de Eletricista de Ribeirão Pires fazem projeto prático

Ao final do período letivo, moradores inscritos nas aulas de qualificação profissional realizaram, em maquete, instalação elétrica residencial


Projeto Eletricista Instalador
Projeto Eletricista Instalador

Crédito: Mariana Rodrigues

Moradores de Ribeirão Pires que participam do curso gratuito de Eletricista Instalador, oferecido em parceria pela Prefeitura, SENAI e Fundo Social da cidade, apresentaram nessa semana trabalho que marca a conclusão do período de aula. Além de desenvolver o projeto de uma instalação residencial, os estudantes aplicaram o conhecimento de forma prática, em maquete que simula uma casa.

O prefeito Adler Teixeira – Kiko, participou da atividade de apresentação dos trabalhos e conversou com os alunos. “Vemos com muito orgulho a evolução desses moradores, que tiveram disposição e garra para seguir aprendendo e buscando melhores oportunidades profissionais. Os cursos oferecidos em nossa cidade abrem portas que possibilitam o crescimento dessas pessoas e o desenvolvimento da cidade”, disse.

Valter Silva dos Santos, de 42 anos, morador do Jardim Valentina, está atualmente desempregado. A qualificação foi vista como uma chance para retornar ao mercado. “Quando a gente faz um curso desse gabarito, numa área como a eletricidade, que move tudo a nossa volta, temos mais chances”, disse.

Aos 75 anos, Antonio Queiroz, que mora na Vila Aparecida, retomou os estudos. Aposentado há 20 anos, e com apenas parte do ensino fundamental concluído, Antonio soube das aulas de qualificação de Eletricista Instalador pelas redes sociais e aproveitou a oportunidade. “Esse é um conhecimento a mais, que só acrescenta. Foi uma experiência muito boa, que vai me valer muito”, comentou.

O curso gratuito também abriu novas perspectivas para Ester Souza Leiros, 18 anos. “Foi uma oportunidade que encontrei para ter mais independência, numa área que sei que muitas empresas procuram. O certificado também vai ser necessário para um concurso que quero prestar em breve”, disse Ester, que está em busca do primeiro emprego.

Desde 2017, quatro turmas foram formadas e certificadas no curso de Eletricista Instalador do SENAI em Ribeirão Pires – atendendo 64 moradores. O objetivo das aulas é desenvolver o conhecimento do aluno em instalações elétricas de baixa tensão, tornando-o apto a realizar instalações e manutenções na área da elétrica, pronto para ingressar no mercado de trabalho, seja em uma empresa, ou como autônomo.

Acompanharam a apresentação dos projetos, além do prefeito Kiko, o vice-prefeito Gabriel Roncon, a presidente do Fundo Social e primeira-dama da cidade, Flávia Dotto, e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

Crédito: Mariana Rodrigues

Comente aqui