Data: 16/07/2019 11:45 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

13º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires começa nessa sexta-feira

Um dos maiores eventos de cultura e gastronomia do Estado acontecerá até 4 de agosto, no Complexo Ayrton Senna – região central da cidade


13º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires recebe mais de 60 mil pessoas no primeiro fim de Semana
Gabriel o Pensador
Gabriel o Pensador

Crédito: Mariana Rodrigues

O 13º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires terá início nessa sexta-feira, dia 19 de julho. Nos finais de semana até 4 de agosto, o Complexo Ayrton Senna (Av. Pref. Valdírio Prisco, 193 – Centro) sediará o evento cultural e gastronômico, um dos maiores do Estado de São Paulo. Em mais uma edição, a festa priorizará seu objetivo social. Cada ingresso para o Festival do Chocolate será trocado por 1 Kg de alimento não-perecível, exceto sal.

Atrações musicais renomadas fazem parte da programação do evento. O cantor Thiaguinho abre a série de grandes shows no palco principal do Festival do Chocolate, às 21h dessa sexta-feira, dia 19. Na sequência, a festa receberá Blitz (20/07), Melim (21/07), Yasmin Santos (26/07), Leci Brandão e Diogo Nogueira (27/07), Lucas Lucco (28/07), Falamansa (2/08), Iza (3/08) e Dilsinho (4/08).  O evento conta, ainda, com atrações da cidade e região – musicais e de dança – em palco situado na Tenda Multicultural. Serão mais de 70 apresentações ao longo das três semanas.

Para as crianças também há programação especial nas manhãs dos domingos: Turma do Dudinha e Mariana e a Galinha Pintadinha (21/07), Patrulha, uma Aventura Canina (28/07) e Baby Shark (4/08). 

O Festival do Chocolate começa às sextas-feiras, às 16h; aos sábados, às 13h; e aos domingos – dia de programação infantil, às 10h. Os ingressos serão necessários para pessoas com idade acima de dois anos – todos os dias a partir das 17h (relação de postos de troca de ingressos antecipados e no dia do evento abaixo). Os alimentos arrecadados serão encaminhados pelo Fundo Social da cidade a entidades e instituições sociais do município.

O evento é considerado um dos maiores eventos de cultura e gastronomia da região e do Estado, e está inserido no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, conforme Lei Nº 13.990/10. O Festival do Chocolate é promovido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade e patrocinadores locais e da região.

Cardápio de dar água na boca

Nessa edição, a festa contará com 34 chalés gastronômicos – entre doces e salgados, e 10 chalés de artesanato, além de outras atrações. Receitas já tradicionais e queridinhas do público fazem parte do cardápio da festa: strogonoff de chocolate; merenguedeiro – merengue com brigadeiro; fondue de chocolate; bombons; brownies; cookies; coxinha de brigadeiro; e petit gateau. Também há diversidade de lanches e pratos, entre os quais churrasco grego; lanche de pernil; comida mexicana; hambúrgueres artesanais; torresmo de rolo; costela no bafo; caldos; escondidinho; massas; pizza; comida oriental; entre outras opções.

Estrutura completa e ambiente familiar

O 13º Festival do Chocolate conta com estrutura de acessibilidade - atendimento exclusivo para PcD – Pessoas com Deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e idosos, com idade acima de 60 anos e gestante; além de cardápio em braile. A festa possui sanitários e ambulatório, além de equipes de segurança em todos os ambientes da festa.

Eventos esportivos: Choco Run - A 3ª edição da Choco Run, a corrida e caminhada do tradicional Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, acontecerá no dia 4 de agosto, com largada prevista para 7h30, no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd. Itacolomy).

As inscrições estão abertas, com desconto promocional para moradores da cidade. Mais informações você encontra no site da Prefeitura de Ribeirão Pires.

Choco Bike - No dia 21 de julho - domingo, a partir das 7h, será realizada a 2ª Choco Bike. O evento esportivo faz parte da programação do 13º Festival do Chocolate e será aberto para o público de todas as idades, com largada agendada às 8h. 

As inscrições para participar do passeio ciclístico do Festival do Chocolate serão realizadas mediante a doação voluntária de um produto de limpeza ou de higiene pessoal. Os interessados poderão se inscrever no dia da prova, das 7h às 8h, no local da concentração, que será o Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd. Itacolomy).

Troca de Ingressos - A partir dessa quarta-feira, dia 17 de julho, a Prefeitura de Ribeirão Pires disponibilizará os ingressos antecipados para todos os finais de semana do evento.

As entradas, que serão trocadas por um quilo de alimento não-perecível, exceto sal, estarão disponíveis para troca antecipada durante a semana e também aos finais de semana. Cada pessoa poderá trocar até 10 ingressos. A apresentação do ingresso será obrigatória a partir das 17h. Crianças de até 2 anos de idade não precisam de ingresso. A organização pede ao público que os alimentos estejam dentro do prazo de validade – se possível, com mais de dois meses para a data de vencimento. 

Trocas antecipadas durante a semana: De segunda a sexta-feira, a troca antecipada de ingressos é realizada em dez diferentes pontos da cidade e dois pontos em Santo André (confira abaixo endereços e horários de troca). 

Trocas nos finais de semana: No dia de cada show, o público poderá trocar os ingressos por alimentos na entrada do evento para as atrações do dia – a partir das 17h. 

Antecipadamente, também será possível trocar ingressos nos finais de semana. Aos sábados e domingos, a troca será feita no Centro de Informações Turísticas da cidade (das 10h às 16h); no Centro de Exposições e História de Ribeirão Pires (das 9h às 20h30); na Di Gaspi do Shopping Atrium (sábado, das 10h às 22h/ domingo, das 14h às 20h); e, somente aos sábados, na Di Gaspi (9h às 20h30) e no Compre Bem (9h às 18h).

No primeiro final de semana do 13º Festival do Chocolate, as atrações principais serão Thiaguinho (19/07), Blitz (20/07), e Melim (21/07). Além dos shows com cantores e grupos renomados no cenário nacional, artistas da cidade se apresentarão durante todo o evento, no Palco 2. Nessa edição, a festa contará com 34 chalés gastronômicos – entre doces e salgados, e 10 chalés de artesanato, além de outras atrações voltadas ao público familiar.

O 13º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires será realizado nos finais de semana entre 19 de julho e 4 de agosto, no Complexo Ayrton Senna – Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd. Itacolomy. O evento conta com estrutura completa, com sanitários, acessibilidade, área de alimentação e segurança. 

Postos de Troca - 13º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires:

Troca antecipada nos finais de semana: 

  • CIT (Centro de Informações Turísticas) – dentro do Paço Municipal, na Rua Miguel Prisco, 288 – Centro – Aos sábados e domingos, das 10h às 16h;
  • Centro de Exposições e História - Rua Miguel Prisco, 286 – Centro – Aos sábados e domingos, das 9h às 21h;
  • Di Gaspi Ribeirão Pires - R. Dr. João Batista Rocha, 50 – Centro - Aos sábados, das 9h às 20h30;
  • Di Gaspi Santo André – Shopping Atrium – Aos sábados, das 10h às 22h; aos domingos, das 14h às 20h;
  • Compre Bem – Unidade da Rua João Domingues de Oliveira, 194 – Centro. Aos sábados, das 9h às 18h;

Troca nos dias do evento – na entrada do Complexo Ayrton Senna: 

  • Complexo Ayrton Senna – na entrada do evento: sextas, a partir das 17h; sábados, a partir das 17h; e domingos, a partir das 17h. 

Troca durante a semana – de segunda a sexta-feira:

Pontos em Ribeirão Pires:

  • Paço Municipal - Rua Miguel Prisco, 288 – Centro – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Centro de Exposições e História - Rua Miguel Prisco, 286 – Centro – De terça a quinta-feira, das 9h às 17h; e às sextas-feiras, das 9h às 21h;
  • Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista - Rodovia Índio Tibiriçá, 2810 - Ouro Fino – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • CTT Jardim Caçula - Rua Clemente Peralta, 321 - Jardim Caçula - De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h;
  • CTT Parque Aliança - Avenida Princesa Isabel, 1.011- Parque Aliança - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • CEU Quarta Divisão - Estrada do Sapopemba, 5055 - Quarta Divisão - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Fundo Social de Ribeirão Pires - Avenida Francisco Monteiro, 2.940 - Santa Luzia - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Secretaria de Esportes - Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 - Jardim Itacolomy - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Di Gaspi Ribeirão Pires - R. Dr. João Batista Rocha, 50 – Centro - De segunda a sexta, das 9h às 20h30;
  • Compre Bem - Unidade da Rua João Domingues de Oliveira, 194 – Centro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Ponto em Santo André:

  • Consórcio Intermunicipal Grande ABC - Avenida Ramiro Colleoni, 5 - Centro, Santo André - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Di Gaspi Santo André – Shopping Atrium – De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h. 

Programação a programação cultural completa do 13º Festival do Chocolate:

Primeiro final de semana:

 19/7 – Sexta-feira:

  • 17h - Sapinho da Charrete (Stand Up)
  • 18h - Realidade (Samba)
  • 19h - Tony Nunes (Pop Rock)
  • 20h – Pagode do Yudi
  • 21h – Thiaguinho

 20/7 – Sábado:

  • 14h – Associação Esperança Nova Mauá
  • 14h30 – Núcleo de Dança do Ventre Professora Cat
  • 15h – Studio de Danças Emily Viola
  • 16h – Lu Bartolo Pole Dance
  • 17h – Banda Mitologia e Intuição (Pop Rock)
  • 18h – The Five Riders (Pop Rock)
  • 19h – Burnz (Rock)                    
  • 20h – Adriano Damas (MPB)
  • 21h – Blitz

 21/7 – Domingo:

  • 7h30 – Choco Bike
  • 11h - “Turma do Dudinha, Mariana e a Galinha Pintadinha”
  • 12h – Tieme                
  • 12h15 - Kiara
  • 12h30 – Victor Reches
  • 13h – Espaço de Dança Vanessa Ribeiro
  • 13h30 – Cia. de Artes Unidanças
  • 14h – Team Kika
  • 14h30 - Escola Municipal de Dança
  • 15h -  Cia. de Dança Shirley Luiz
  • 16h -  Golpe Baixo (Pop Rock)
  • 17h -  Coyotes (Pop Rock)
  • 18h -  Buba (MPB)
  • 19h – Luiz Grande (MPB)  
  • 20h – On the Vibe (Surf Music)
  • 21h - Melim

Segundo final de semana:

26/7 – Sexta-feira:

  • 17h -  Confusão (Samba)
  • 18h – Jorge Duaik (MPB)
  • 19h – Paulo Barbosa (MPB)
  • 20h – Gustavo (Sertanejo)
  • 21h - Yasmin Santos

 27/7 – Sábado:

  • 14h – Instituto Hungaru (dança)
  • 14h30 – Escola Municipal de Dança
  • 15h – Nanda Salima Dance Company  
  • 15h30 - COPAR (dança) 
  • 16h – APRAESPI (dança)
  • 17h – Velho Ditado (Samba)  
  • 18h - Compositores Independentes de Samba
  • 19h - Leci Brandão
  • 21h - Diogo Nogueira

28/7 – Domingo:

  • 11h - “Patrulha – Uma Aventura Canina” 
  • 12h – Ricardo Reis (MPB)  
  • 13h – Pas Espaço de Dança  
  • 14h -  Associação Oficina do Corpo
  • 14h30 – Studio Najmah  
  • 15h – Dança e Terapia  
  • 15h30 – Cia. Sarah Ruby  
  • 16h – Felipe Varela (MPB)  
  • 17h – Sítio Cultural Alsácia (Teatro)
  • 18h – Nandú (MPB)  
  • 19h – Caroline e Raquel (Sertanejo)
  • 20h – Carol Melo (MPB)
  • 21h - Lucas Lucco

Terceiro final de semana:

 2/8 – Sexta-feira:

  • 17h – Sociedade 3.0 (Rock)  
  • 18h – SonicBoom (Rock)  
  • 19h – Jackstone (Classic Rock)  
  • 20h – Gullivera (Tributo Tim Maia)  
  • 21h – Falamansa

 3/8 – Sábado:

  • 14h – Roseane Martins Dance
  • 14h30 – Academia Bela Arte  
  • 15h – Ribeirão Pires Futebol Clube (dança)
  • 15h30 – Ginástica Rítmica CTT Ouro Fino  
  • 16h30 – Centro Operacional de Artes Isadora Duncan  (dança)
  • 17h  -  Fire Pit (Rock)
  • 18h – Pixaim (Forró)
  • 19h – Siderais (Pop Rock)  
  • 20h -  Aya (Pop Rock)
  • 21h – Iza

4/8 – Domingo:

  • 7h30 – Choco Run
  • 11h - Baby Shark Live Musical
  • 12h – Reggat de Blanc (Classic Rock)
  • 13h –Yan Echeverria (MPB)  
  • 14h – Escola Municipal de Dança  
  • 14h30 – Cia. The Union Project  
  • 15h – João Roncon Arte em Movimento
  • 15h30 – Studio Karina K Fitness  
  • 16h – Núcleo de Dança Karen Kihara
  • 16h30 – Aleff Augusto  Next Movement (dança)
  • 17h – Sítio Cultural Alsácia (Teatro)
  • 18h – Yago Oliveira (sertanejo)  
  • 19h – Lo Ramma (Pop Rock)  
  • 20h – Remake (Rock)  
  • 21h - Dilsinho 

Comente aqui