Data: 07/08/2020 11:02 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

“Faixa de Pedestre” é tema de música do programa de Educação para o Trânsito

Ação integra estratégia de levar, por meios digitais, atividades de conscientização e de estímulo ao bom desenvolvimento das crianças


Visita Mister Mão - alunos
Visita Mister Mão - alunos

Crédito: João Damásio

Como forma de promover para alunos da rede municipal momentos de descontração aliados ao aprendizado, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Transporte e Trânsito e de Educação, utiliza a música para conscientizar sobre segurança no sistema viário.

Nesta quinta-feira, dia 6, canção feita exclusivamente para o projeto de Educação para o Trânsito foi publicada nas redes sociais da Prefeitura, em vídeo que mostra um dos encontros entre o super-herói Mister Mão e crianças da rede municipal. A música chamada “Faixa de Pedestre” foi composta pelas orientadoras pedagógicas da Secretaria de Educação Eliana do Carmo e Carolina Queroga, que fazem parte do programa “Musicalizar para Integrar” da Prefeitura.

Junto com a “Turminha do Trânsito”, as compositoras gravaram a canção, que aborda o correto comportamento de pedestres para a travessia segura. A linguagem didática e lúdica estimula a assimilação da mensagem pelas crianças.

“Com a parceria entre as secretarias, alunos da rede municipal estão recebendo vídeos educativos. Essa atividade musical reforça regras importantes de segurança no sistema viário e ainda estimula a coordenação corporal”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.

Aulas remotas - Durante o mês de julho, os alunos da Educação Infantil participaram de atividades do “Aprendendo em Casa” sobre segurança no trânsito. As crianças que realizaram os trabalhos mais criativas sobre o tema estão recebendo a visita do super-herói Mister Mão.

Durante a visita, o personagem, que também usa máscara obrigatória de proteção contra a COVID-19, alunos e familiares interagem e se divertem cantando e dançando a música “Faixa de Pedestre”.

“Musicalizar para Integrar” – O programa foi implantado em 2019 na rede municipal com a proposta de desenvolver criatividade, imaginação, coordenação corporal e socialização entre os alunos de até 3 anos.

“Aprendendo em Casa” – O programa de ensino remoto da Prefeitura de Ribeirão Pires disponibiliza conteúdo para estudantes por meio de ferramentas como WhatsApp e Facebook. A ação abrange alunos do Infantil ao Fundamental II. Para viabilizar as aulas à distância, professores da rede municipal que estavam em período de recesso desde a suspensão das aulas, no dia 23/03, foram convocados a realizar o teletrabalho – home office.

Comente aqui