Data: 21/08/2019 17:27 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

"Cidadania Móvel" de Ribeirão Pires estará no bairro Represa nessa quinta-feira

Equipamento facilita o acesso dos moradores a programas assistenciais e serviços oferecidos pelas unidades do CRAS do município


Cidadania Móvel no bairro Jd Esperança
Cidadania Móvel no bairro Jd Esperança

Crédito: divulgação/PMETRP

No mês de agosto, o "Cidadania Móvel" – unidade da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) da Prefeitura de Ribeirão Pires, dá continuidade ao cronograma de atendimentos à população. Nessa quinta-feira, dia 22, o veículo levará programas sociais aos moradores do bairro Represa. Das 10h às 14h, o equipamento estará estacionado na Rua Primo Bertoldo, altura do número 12.

A equipe do “Cidadania Móvel" também realiza palestra de orientação, atualização e  informação sobre o Cadastro Único e suas condicionalidades, e programas sociais agregados a ele – entre os quais, o Bolsa Família.

Desde maio desse ano até a presente data, o Cidadania já atendeu cerca de 630 moradores de diversos bairros da Estância. Nessa quarta-feira, dia 21, o equipamento realizou atendimentos no Jardim Esperança, em frente ao ponto de entrega do programa Viva Leite – local de encontro da Associação de Moradores.

Sempre atenta às informações da região em que mora, Elizabete Salustiano da Silva, 60 anos, soube do atendimento do “Cidadania” e participou da palestra. “Achei muito interessante. Muitas vezes não sabemos sobre benefícios que podemos ter. Achei o encontro muito bom para tirar dúvidas. Vou informar alguns vizinhos que não puderam vir”, contou a moradora do Jardim Serrano.

Durante todo o mês, onze regiões do município recebem o "Cidadania Móvel": Jardim Luso; Ouro Fino; Jardim Valentina; Santa Clara; Jardim Serrano; Somma; Jardim Esperança; Represa; Jardim Iramaia; Centro Alto e Jardim Vista Linda.

"Com a unidade do 'Cidadania Móvel', um veículo equipado para atender a população, especialmente nos territórios afastados do Centro, onde não há equipamentos do CRAS, moradores estão sendo contemplados e atendidos pela equipe técnica da assistência social e tendo acesso a diversos programas e serviços", explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

No equipamento, é possível realizar o cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.

O equipamento já percorreu os bairros Vila Aurora; Vila Suíssa; Jardim Valentina; Iramaia; Centro; Jardim Esperança; Santana; Santa Luzia; Jardim Luso; Jardim Vista Linda; Barro Branco e Vila Sueli. Em maio - primeiro mês de atividades da unidade - foram atendidos moradores dos bairros Parque Aliança; Vila Gomes; Pilar Velho; Santa Luzia e Jardim Esperança.

O "Cidadania Móvel" foi especialmente estruturado - com internet, notebook, entre outros itens - para promover orientações e ações sociais nos bairros afastados da área central da cidade, onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O veículo, um Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pela Prefeitura com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

Confira as datas e locais de atendimento do "Cidadania Móvel" no mês de agosto:

Dia 22 de agosto (quinta-feira)

Das 10h às 14h – Rua Primo Bertoldo, altura do número 12 – bairro Represa;

Dia 26 de agosto (segunda-feira)

Das 10h às 14h – Rua Evaldo Braga, s/nº – Jardim Iramaia (ao lado do Bar do Jorge);

Dia 28 de agosto (quarta-feira)

Das 10h às 14h – Rua Isidoro Fontes, s/nº - Centro Alto (em frente à Escola Estadual Dom José Gaspar);

Dia 29 de agosto (quinta-feira)

Das 10h às 14h – Rod. Índio Tibiriçá, KM 42,5 – Jardim Vista Linda (em frente ao Bar do Peixe).

Comente aqui