Data: 11/09/2019 17:47 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

“Cidadania Móvel” promove palestra sobre “Violência à Mulher”

Além dos atendimentos de rotina, a equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania leva orientação aos bairros


Cidadania Móvel promove palestra sobre Floxo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência
Cidadania Móvel promove palestra sobre Floxo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência

Crédito: Mariana Rodrigues

Nessa quarta-feira, dia 11, o “Cidadania Móvel” atendeu moradores da Vila Gomes e região. O veículo esteve estacionado em frente à Unidade de Saúde da Família  - USF Guanabara. Além dos atendimentos de rotina, a equipe da Coordenadoria da Mulher, equipamento ligado à SASC - Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu apresentação do equipamento e do Fluxo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

Cerca de 13 agentes comunitários de saúde da USF Guanabara participaram da atividade. “O foco da ação foi sensibilizar e ressaltar a importância dos agentes comunitários de saúde dentro do Fluxo. Nosso objetivo é fazer com que eles se enxerguem como potencial porta de entrada, tendo papel fundamental na divulgação, indicação e encaminhamento das mulheres ao serviço especializado”, explicou a coordenadora e psicóloga, Vanessa Lopes Belli, da Coordenadoria da Mulher.

Cronograma de Atendimentos – Nessa quinta-feira, dia 12, o “Cidadania Móvel” estará estacionado na Rua Treze de Maio, altura do nº 4 – Ponte Seca (em frente ao Bar do Alemão), das 10h às 14h.

A prioridade dos atendimentos do veículo nessa quarta etapa será o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família.

A unidade percorrerá nesse mês onze bairros do município, facilitando o acesso da população a programas assistenciais. "Com o ‘Cidadania Móvel’, um veículo totalmente equipado para atender a população, especialmente nos territórios afastados do Centro, onde não há equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, moradores estão sendo contemplados e atendidos pela equipe técnica da assistência social e tendo acesso a diversos programas e serviços", explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

O “Cidadania Móvel” promove cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.

Entre o período de maio e agosto desse ano, o Cidadania já atendeu cerca de 720 moradores de diversos bairros da Estância: Vila Aurora; Vila Suíssa; Jardim Valentina; Iramaia; Centro; Jardim Esperança, Santana, Santa Luzia, Jardim Luso, Jardim Vista Linda, Barro Branco, Jardim Iramaia; Vila Sueli; Parque Aliança, Vila Gomes, Pilar Velho, Santa Luzia e Jardim Esperança; Ouro Fino; Santa Clara; Jardim Serrano; Somma; Represa; Centro Alto.

O “Cidadania Móvel” foi especialmente estruturado - com internet, notebook, entre outros itens - para promover orientações e ações sociais nos bairros afastados da área central da cidade, onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O veículo, um Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pela Prefeitura com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que  qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

Confira as datas e locais de atendimento do “Cidadania Móvel”:

Dia 12/09 (quinta-feira)

Das 9h às 15h - Rua Treze de Maio, atura do nº 4 - Ponte Seca (em frente ao Bar do Alemão);

Dia 16/09 (segunda-feira)

Das 9h às 15h - Rua Dourados, 416 - Pouso Alegre (em frente ao Mercado do Gordo);

Dia 18/09 (quarta-feira)

Das 9h às 15h -  Rua Aurora, 61 - Centro Alto (em frente à UBS Centro Alto);

Dia 19/09 (quinta-feira)

Das 9h às 15h - Avenida Francisco Tometich, 905 - Jardim Valentina (em frente à UBS Jardim Valentina);

Dia 23/09 (segunda-feira)

Das 9h às 15h - Estrada da Sondália, 520 - Quarta da Divisão (em frente à USF Quarta Divisão);

Dia 25/09 (quarta-feira)

Das 9h às 15h - Rua Antônio Zampol, 221 - Vila Sueli (em frente à USF Vila Sueli);

Dia 26/09 (quinta-feira)

Das 9h às 15h - Rua Pitágoras, altura do nº 97 - Sítio Taquaral.

Comente aqui