Data: 13/11/2019 11:23 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

“Brincando de Trânsito” forma 165 alunos de Ribeirão Pires

Ação da Prefeitura transforma crianças em multiplicadoras do conhecimento


 Formatura de alunos do curso “Brincando de Trânsito”, na Escola Municipal Fiorindo Roncon
Formatura de alunos do curso “Brincando de Trânsito”, na Escola Municipal Fiorindo Roncon

Crédito: João Damásio

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou nesta terça-feira, dia 12 de novembro, a formatura de alunos do curso “Brincando de Trânsito”, na Escola Municipal Fiorindo Roncon, no bairro Roncon. Cerca de 165 alunos, com idade entre quatro e seis anos, receberam certificado de multiplicadores do conhecimento sobre boas práticas no trânsito enquanto pedestres, ciclistas e condutores.

O evento contou apresentação teatral dos palhaços da ONG Picadeiro do Asfalto, que em parceria com o Sindicato das Empresas de Seguros de São Paulo leva para as escolas públicas ações de conscientização focadas na importância de obedecer às leis de trânsito.

Durante a cerimônia, os alunos promoveram apresentação de coral com a música “Travessia Segura”. A formatura contou com a presença do vice-prefeito, Gabriel Roncon, da secretária de Educação, Flávia Banwart, de pais e familiares dos estudantes que puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Transportes e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação.

O curso “Brincando de Trânsito” integra o projeto “Educação no Trânsito”, ministrado pelo educador Fábio Bertrani Leme, com apoio dos agentes de trânsito. As aulas funcionam sobre os seguintes eixos temáticos: aprender a ser pedestre; aprender a ser passageiro; aprender a ser ciclista e aprender a ser condutor. Todo o aprendizado é realizado de forma lúdica para que as crianças aprendam brincando.

A aluna Rafaela Ripoli comemorou a formatura. “Estou muito feliz com as brincadeiras que foram realizadas durante o curso. E ainda aprendi que devo sempre usar a faixa de pedestre para travessar a rua com a minha mãe”.

Edinalva Sodré, 41 anos, mãe do pequeno João Rodrigo, de 5 anos, disse que estava emocionada em saber  que o filho tem aprendido as regras de trânsito. “Meu filho nos alerta sobre o uso de celular ao volante e também sobre a importância do cinto de segurança no banco traseiro. É muito bom sabermos que a Prefeitura está participando do desenvolvimento da educação de nossas crianças”, ressaltou a mãe.

“Com ações de educação para o trânsito em todas as faixas etárias e promovendo melhorias na sinalização e no viário, seguimos trabalhando para contribuir, a cada dia mais, com a redução dos acidentes, especialmente com vítimas fatais”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.

Crédito: João Damásio

Comente aqui