Mauá Recursos Humanos

Termina a greve de ônibus em Mauá

De acordo com o Sindicato, a Viação Cidade de Mauá se comprometeu a pagar 50 homologações ainda nesta sexta-feira e as 79 restantes na segunda-feira (1º/9).

  • Data: 29/08/2014 18:08
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Termina a greve de ônibus em Mauá

Crédito:Alexsander Cintra de Oliveira

A Prefeitura de Mauá informa que a greve de motoristas e cobradores de ônibus da cidade foi encerrada. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (29/8), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Grande ABC, em Santo André. O serviço deve estar completamente restabelecido até o final da tarde de hoje.

De acordo com o Sindicato, a Viação Cidade de Mauá se comprometeu a pagar 50 homologações ainda nesta sexta-feira e as 79 restantes na segunda-feira (1º/9). Diariamente, utilizam o sistema de transporte coletivo da cidade aproximadamente 100 mil pessoas.

PARA ENTENDER O CASO
A frota de ônibus de Mauá tem 210 ônibus, distribuídos por 49 linhas. A Viação Cidade de Mauá opera 17 linhas e a Suzantur opera 32 linhas. A greve foi deflagrada pelos funcionários da Viação Cidade de Mauá, mas eles também estão impedindo os ônibus da Suzantur de circular.

Em novembro de 2013, decisão judicial declarou inidôneas a Viação Cidade de Mauá e a outra empresa que prestava serviços na cidade, a Leblon, por fraude no sistema de bilhetagem do transporte municipal. Por conta dessa decisão, a prefeitura descredenciou as duas empresas, e contratou emergencialmente a Suzantur para prestar os serviços. A Suzantur, que opera na cidade em caráter provisório, foi assumindo paulatinamente as linhas, e hoje controla cerca de 60% do transporte municipal.

Neste mês de agosto foi concluído processo licitatório para escolher uma nova empresa concessionária, e a vencedora foi a Suzantur, que até dezembro deve assumir oficialmente o serviço, através de contrato com duração de 10 anos, renováveis por mais 10. 

Pelo novo contrato, a população ganhará um transporte e de qualidade. A nova concessionária terá que aumentar a frota de 210 para 250 ônibus, o que diminuirá o intervalo entre os veículos. Todos os ônibus serão zero quilômetro, com acessibilidade, GPS e câmeras, garantindo maior controle dos horários e segurança. Além disso, a empresa terá que instalar 300 novos abrigos de ônibus na cidade.

Compartilhar:

  • Data: 29/08/2014 06:08
  • Alterado: 15/08/2023 07:08
  • Redação
  • PMM









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados