São Bernardo Cidade

Centro de Reflexão de Trânsito recebe miniônibus educacional

Veículo, que simula as condições de um coletivo regular, foi reformado e agora tem estrutura mais resistente, porta sanfonada, entre outros acessórios

  • Data: 12/11/2013 18:11
  • Alterado: 12/11/2013 18:11
  • Autor: Alexandre Postigo
  • Fonte: PMSBC
Centro de Reflexão de Trânsito recebe miniônibus educacional

Crédito:

Muita diversão marcou a volta do miniônibus ao Centro de Reflexão de Trânsito (CRT) nesta terça-feira (12), quando cerca de 20 crianças da Emeb Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, do Bairro Ferrazópolis, puderam conhecer em primeira mão a nova versão do veículo. O equipamento, que simula as condições de um ônibus regular e é usado em atividades de educação para o trânsito, foi totalmente reformado.

Além de outra estrutura, mais resistente, o veículo ganhou novo volante, engrenagem, lanterna, buzina, um novo painel, espelhos retrovisores e porta sanfonada, como as dos ônibus regulares (antes não havia porta). Para ficar ainda mais realista, ele conta agora até com placa.

Como explica Valdênia Santos, encarregada do serviço de educação para o trânsito, com as alterações, realizadas pela SBCTrans, a empresa de transporte público da cidade, o veículo ficou muito mais realista, o que facilita a formação não apenas de motoristas e pedestres, mas também de passageiros. “Agora ele está muito mais próximo de um ônibus, a única coisa que falta é o motor. Como na cidade o transporte coletivo é prioridade, é bom que desde criança eles aprendam como se comportar em um coletivo”.

Além de conhecer o miniônibus, uma peça de teatro foi encenada às crianças onde foi enfatizado, de maneira lúdica, diversas dessas regras para a boa convivência dentro de um coletivo, como conceder o lugar para idosos e gestantes, não ouvir som alto nos ônibus e não incomodar outros passageiros.

As crianças também puderam percorrer, de bicicleta, o circuito do CRT, que simula as ruas e vias da cidade, com seus sinais e regras próprias.

Com um grande sorriso no rosto, Rafael Napolitano, 7 anos, falou sobre o passeio. “Gostei muito do novo ônibus, me diverti bastante. Aprendi as leis de trânsito, que se pode atravessar apenas na faixa”, disse.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 12/11/2013 06:11
  • Alterado: 12/11/2013 06:11
  • Alexandre Postigo
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados