Mauá Política

Vanessa Damo instala CPI de Áreas Contaminadas

Deputada estadual presidirá comissão, que lutará pelo pagamento das indenizações, com foco no condomínio Barão de Mauá

  • Data: 05/06/2014 09:06
  • Alterado: 05/06/2014 09:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ex-Libris
Vanessa Damo instala CPI de Áreas Contaminadas

Crédito:

A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) instalou a CPI das Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo na tarde desta quarta-feira (4). A peemedebista, autora do pedido de CPI, foi eleita presidente da comissão, que tem como enfoque especial o Condomínio Barão de Mauá, localizado no Parque São Vicente, em Mauá.

Cerca de 7.000 pessoas vivem nos prédios, construídos em cima de um lixão industrial que pertencia à FIAT/Magneti Marelli. Vanessa já comandou uma Frente Parlamentar em prol dos moradores – que conseguiu a liberação de um laudo da Cetesb, que confirmou a contaminação da área.

De acordo com o documento, 11 prédios, dos 54 existentes, devem ser desocupados porque o terreno está contaminado com diversos gases, como metano, e substancias tóxicas que colocam em risco a saúde das famílias que moram no local. Desde 2000, os moradores aguardam o pagamento da indenização para comprar um novo imóvel e sair dos prédios.

 “Vamos investigar com poder de polícia para convocar o diretor presidente da FIAT/Magneti Marelli para prestar esclarecimentos. Nosso objetivo é que essa indenização dos moradores seja paga rapidamente. Eles estão há 12 anos esperando e 12 anos é tempo demais para quem vive exposto à diversas substâncias tóxicas e cancerígenas”, destacou a deputada.

Em 2000, Geraldo Riviello morreu ao acender um isqueiro para enxergar melhor a bomba d’água que ele consertaria.  Os gases acumulados no local causaram a explosão, o que culminou na descoberta de, no mínimo, 44 gases tóxicos em todo o terreno.

Desde então, as pessoas que moram no condomínio lutam pela indenização para comprar outro imóvel para viver em paz com suas famílias. “Estamos falando de pessoas que sonharam com a casa própria, mas o sonho virou pesadelo. Os moradores hoje sofrem ao ver seus filhos e entes queridos com sérias doenças por causa da contaminação do solo. A CPI será importante para que justiça seja feita e vidas salvas”, reiterou.

A CPI também investigará os terrenos contaminados do shopping Center Norte, do Cingapura na avenida Zaki Narchi.

A próxima reunião foi marcada para dia 11 de junho, às 15h30min, na Assembleia Legislativa quando será aprovado o cronograma de ações da CPI, entre os quais está a visita in loco e convocação do Diretor Presidente da FIAT/Magneti Marelli do Brasil para prestar esclarecimentos.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 05/06/2014 09:06
  • Alterado: 05/06/2014 09:06
  • Redação
  • Ex-Libris









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados