ABC Bem-Estar

Iamspe faz alerta para males do açúcar

Uso excessivo do produto está entre as principais causas de doenças crônicas e degenerativas

  • Data: 26/06/2014 10:06
  • Alterado: 26/06/2014 10:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Iamspe
Iamspe faz alerta para males do açúcar

Crédito:

Consumir açúcar em excesso é tão prejudicial quanto abusar de bebidas alcoólicas, afirma a nutricionista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) Ana Paula Camargo.

O uso excessivo do produto está diretamente ligado ao surgimento de diversas doenças crônicas e degenerativas. Segundo a especialista, o açúcar é responsável pelo envelhecimento das células, causando doenças como diabetes, obesidade, câncer e Alzheimer.

Ana Paula ressalta que a sacarose também é um dos grandes responsáveis pela esteatose hepática, doença que atinge 2 em cada 8 atendimentos que ela realiza, e que geralmente se dá pelo consumo excessivo de álcool.

A especialista afirma que as pessoas devem se atentar não somente ao açúcar que adicionam às refeições, mas também aos produtos industrializados que já vem adoçados, como biscoitos, refrigerantes e sorvetes, entre outros.

“Da mesma forma que o sal e a gordura estão escondidos nas fórmulas dos produtos industrializados, o açúcar também está. Devemos sempre dar preferência aos produtos naturais”, destaca.

No dia-a-dia, ela recomenda substituir o açúcar por adoçantes naturais, encontrados nas frutas, mel, ou mesmo o açúcar mascavo, que, por não ser refinado, mantém seus nutrientes. No entanto, ressalta que seu consumo também deve ser moderado.

Outra opção para substituir o açúcar refinado é o adoçante, facilmente encontrado nos supermercados.

 “Desde que consumido moderadamente, o adoçante não faz mal à saúde. O ideal é reduzir ou substituir a quantidade diária de açúcar para que, com o tempo, o organismo não sinta a necessidade do doce.”

Compartilhar:

  • Data: 26/06/2014 10:06
  • Alterado: 26/06/2014 10:06
  • Redação
  • Iamspe









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados