Santo André Saúde

Programa de Humanização da FUABC completa 3 anos

Coordenada pelo especialista Dr. Drauzio Viegas, consultoria começou em 2011 com treinamentos no Hospital da Mulher de Santo André

  • Data: 22/07/2014 19:07
  • Alterado: 22/07/2014 19:07
  • Autor: Eduardo Nascimento
  • Fonte: FUABC
Programa de Humanização da FUABC completa 3 anos

Crédito:

Inaugurado em 2011 com treinamentos no Hospital da Mulher de Santo André, o Programa de Humanização da Fundação do ABC completa 3 anos neste 2014 com grandes conquistas e expectativa de ampliação. Além da unidade-berço do trabalho, a iniciativa hoje também está presente no Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Nardini, Hospital Maria Braido e Hospital e Pronto-Socorro Central de São Bernardo. Na Faculdade de Medicina do ABC foi criada disciplina eletiva de Humanização para os cursos de Medicina e Enfermagem, a fim de disseminar a filosofia desde cedo aos futuros profissionais de saúde.

A ideia é que todos os hospitais, AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) e demais parceiros da FUABC participem do Programa de Humanização, cujo objetivo central é intensificar a qualidade da assistência sob o ponto de vista técnico e humanitário, disseminando e tornando a humanização uma marca no atendimento do grupo.

Segundo o coordenador do Programa de Humanização da FUABC, Dr. Drauzio Viegas, a humanização é resultado do conhecimento aliado à sensibilidade. Visa estimular a autoestima profissional e a relação com pacientes e familiares. “Humanização é colocar-se no lugar do outro, demonstrando preocupação e interesse, sempre escutando os pacientes. É agir com solidariedade, delicadeza e tolerância, buscando sempre soluções e criando vínculos”, explica o especialista da FUABC, que acentua a importância da formação profissional humanizada: “No âmbito da educação, realizamos disciplina eletiva em busca de aprimorar o trabalho junto aos docentes na Faculdade de Medicina do ABC ainda na graduação, assim como de incentivar os estudantes. Procuramos mostrar a importância de escutar os usuários, a postura correta com pacientes e colegas de trabalho e como transmitir notícias de doenças graves, entre outros temas. A ideia é criar ambiente informal, para que os alunos se sintam à vontade para participar e trocar experiências. Cada um deve entender a humanização e disseminá-la. Atuar com sensibilidade, ouvir, procurar entender as necessidades e então ajudar o próximo”, explica Dr. Drauzio Viegas, que foi docente da FMABC de 1974 a 2011, quando deixou o cargo de professor titular de Pediatria para assumir a função de consultor em humanização para a rede FUABC.

Segundo Viegas, hoje os constantes avanços da medicina e a ampla gama de recursos tecnológicos têm substituído o lado humano do ouvir, do compreender. “É importante e necessário estudar e se atualizar para buscar a excelência, mas nada pode tomar o lugar da atenção e do carinho ao paciente”, completa.

BIOÉTICA PARA HUMANIZAÇÃO
O Programa de Humanização da Fundação do ABC surgiu a partir de convite do diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, ao professor de Pediatria e especialista no tema, Dr. Drauzio Viegas. Acompanhado do assessor Paulo Eduardo Viegas, o médico iniciou prestação de consultoria à mantenedora e mantidas, em iniciativa que também engloba a coordenação das comissões hospitalares de bioética.

O Hospital e Pronto-Socorro Central de São Bernardo é a unidade mais recente da FUABC a implantar Comissão de Bioética, cujo início dos trabalhos ocorreu em agosto de 2013. Trata-se de grupo multiprofissional com representantes dos mais diversos setores – entre os quais equipes de saúde, administradores, juristas, religiosos e comunidade –, que se reúne periodicamente para discussão de temas delicados e que requerem conhecimento específico para melhor abordagem. O HPS Central é a quinta e maior comissão do gênero dentro das unidades mantidas pela Fundação do ABC, com registro de aproximadamente 30 participantes por encontro.

A bioética é a área do conhecimento voltada à reflexão e discussão de valores relacionados à vida e à saúde humana. A fim de debater o tema em diversas frentes, muitos hospitais e centros de saúde mantêm as comissões de bioética, que se reúnem para discussões sobre questões éticas relacionadas à vida e à morte, como em casos de recém-nascidos com malformações incompatíveis com a vida, bebês sem prognóstico, pacientes que por princípios religiosos não autorizam transfusões de sangue e derivados, pacientes com doenças terminais, aplicação de cuidados paliativos e doação de órgãos, assim como a respeito do comportamento das equipes de atendimento frente aos familiares. No ambiente da bioética também são tratadas questões como fertilização in vitro, aborto, clonagem, eutanásia e transgênicos.

A Comissão de Bioética no HPS Central é o ponto de partida para instalação de grupo em todo o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo. Entre as entidades gerenciadas pela Fundação do ABC que já realizam o trabalho também estão o Hospital da Mulher de Santo André, o Hospital Estadual Mário Covas, o Hospital Maria Braido de São Caetano e o Hospital Nardini de Mauá. No Litoral, o Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande já recebeu os consultores em humanização da FUABC para capacitação.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 22/07/2014 07:07
  • Alterado: 22/07/2014 07:07
  • Eduardo Nascimento
  • FUABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados